O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e Bissexuais é celebrado no dia 29 agosto e mobiliza pessoas em todo o Brasil. Em Canoas, a data foi comemorada com ações de conscientização, que aconteceram no Calçadão durante esta quarta-feira. Entre as atividades, destacam-se a apresentação cultural com a bailarina Ana Paula Conrado da Silva, distribuição de material informativo e de preservativos.
As atividades são uma iniciativa da Diretoria das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais. Segundo o diretor Saulo da Silva Gil, as ações no Calçadão têm o objetivo de combater o preconceito: “atualmente, as lésbicas e bissexuais sofrem diferentes tipos de violência, como verbal, física e psicológica. Por isso, buscamos trazer visibilidade para o assunto, informando a população sobre os direitos dessas mulheres e combatendo a lesbofobia”.
Professora de ballet e em um relacionamento com uma mulher há nove anos, Ana Paula fala sobre a importância do Dia: “com essa visibilidade, conseguimos mostrar para a sociedade que merecemos respeito. Pois, todos os dias é uma batalha para que as pessoas nos aceitem. Infelizmente, ainda há muita intolerância, ódio e preconceito contra lésbicas e bissexuais”.
Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e Bissexuais
A data foi estabelecida no Brasil em 1996 no 1º Seminário Nacional de Lésbicas e Bissexuais para marcar a luta e a resistência dessas mulheres. A discriminação contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) acarreta em agressões físicas e verbais, limitação de direitos e também em homicídios movidos pela intolerância.