Agosto Dourado: HU prepara mamaço e bate-papo para incentivar o aleitamento materno

Foto: Arthur Ghilardi/HU

Mês mundial da amamentação, o Agosto Dourado do Hospital Universitário de Canoas (HU) terá uma semana com mamaço, palestras e debates sobre a importância de incentivar o aleitamento materno. A programação acontece de 16 a 19 de agosto, com atividades presenciais e online. Referência estadual na aplicação do método Canguru (modelo de assistência ao recém-nascido em situação de baixo peso ao nascer ou prematuridade que fundamenta-se no contato pele a pele entre a mãe e bebê, e nos cuidados na alimentação, estimulação e proteção), o HU já possui uma cultura permanente de incentivo à amamentação e capacitação de profissionais de todo o estado.

Com o tema deste ano: “Fortalecer a amamentação – Educando e Apoiando”, as equipes da UTI Neonatal e o serviço de Nutrição do HU realizam no dia 16, no turno da manhã, um Mamaço no Alojamento Conjunto, junto à maternidade no 5º andar. No mesmo dia, nos turnos da manhã e tarde, também está prevista uma atividade de pintura de babeiro, que será realizada pelas mães da Neonatal. A abertura oficial da Semana Especial do Agosto Dourado acontecerá no dia 17, às 13h30, na sala de eventos (Spazio) do HU. Banco de Leite, Propriedades do Leite Humano, Amamentação com Enfoque em Mamanalgesia e Manejo Clínico em Ingurgitamento Mamário serão debatidos ao longo da tarde.

No dia 18 de agosto, a partir das 14h, acontecem as palestras Direito à Amamentação; Amamentação e Prematuridade, Acolhimento de Mães de Prematuros e Esgote Precoce. O encerramento da programação acontece no dia 19 de agosto, com a dinâmica Fralda Suja, com esclarecimento de dúvidas das mães que serão respondidas pela equipe multiprofissional do HU. A atividade está prevista para o Alojamento Conjunto e na UTI Neonatal.

Inscrições abertas – Os funcionários do HU que desejarem participar da programação já podem efetuar a sua inscrição pelo QR-Code disponível no Instagram do HU ou acessando o link: https://forms.gle/mi9sktqcRdSxX6rB8. São 40 vagas presenciais internas. Já o público externo, pode se inscrever para a plataforma online. Mais informações pelo e-mail:(agostodourado.hu@hucanoas.com).

Semana Especial do Agosto Dourado:

Dia 16/08:

● Mamaço (Alojamento Conjunto) – Manhã
● Pintura de babeiro realizada pela mães da CTI Neonatal – Manhã e Tarde

Dia 17/08 – Sala de Eventos HU (Spazio):

13h30: Abertura Oficial do Evento
(meet.google.com/vxt-zapb-pec)

Diretora-Geral: Ana Macedo – Nutricionista e Mestre em Saúde Coletiva
Diretor Técnico: Paulo Nader – Pediatra e Neonatologista
Diretora Assistencial: Luciana Feldens – Enfermeira
Interventora e Assessora Superior da Prefeitura de Canoas: Juceila Dall’Agnol de Lacerda – Advogada
Gestora Serviço de Pediatria: Cristiane Gisele Gomes – Enfermeira

14h: Banco de Leite: O quê, quem, onde?
(meet.google.com/psb-oriy-iev)
Professor Leandro Meirelles Nunes (UFRGS/HCPA) – Neonatologista e Pediatra

15h: Propriedades do Leite Humano e Diferença entre Leite Humano e Leite de Vaca
(meet.google.com/owz-cnvb-wvt)
Nutricionista Esp. Juliana Haase Buarque (Fundação Hospital Centenário)

16h: Amamentação com Enfoque em Mamanalgesia
(meet.google.com/zeb-jwnz-ifw)
Enfermeira Esp. Denise Schauren Schuck (HCPA)

17h às 17h15: Intervalo

17h15: Manejo Clínico em Ingurgitamento Mamário
(meet.google.com/oaf-swab-nif)
Consultora Internacional em Lactação (IBCLC) Cristina Bertoni Machado – Bióloga e Doutora em Ciências

Dia 18/08 – Sala de Eventos HU (Spazio):

14h: Do Direito à Amamentação
(meet.google.com/uic-jqvh-tjb)
Assistente Social Shirlei Graciela de Vargas Machado (HU – Canoas)

15h: Amamentação e Prematuridade
(meet.google.com/umk-afdx-fiu)
Fonoaudióloga e Mestre Letícia Wolff Garcêz (HCC/GHC)

16h: Acolhimento de Mães de Prematuros e Esgote Precoce
(meet.google.com/xto-hhoh-adp)
Enfermeira Esp. Edite Porciúncula Ribeiro (HCPA)

17h às 17h15: Intervalo

17h15: Mesa Redonda – Banco de Leite Humano
(meet.google.com/wfe-qcmn-svq)

Neonatologista e pediatra – Paulo Nader (HU – Canoas)
Nutricionista e Mestre em Saúde Coletiva – Ana Macedo (HU- Canoas)
Nutricionista. Esp. Andreia Ferlini da Cunha (ESP-RS/GHC)
Nutricionista – Daniela Beleza Ribeiro

Dia 19/08
Dinâmica “Fralda Suja”: Dúvidas sobre amamentação oriundas das mães serão respondidas pela equipe multiprofissional.

● Alojamento Conjunto – Tarde
● CTI Neonatal – Manhã e Tarde