O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, organizado pela International Brazilian Jiu Jitsu Federation (IBJJF), teve campeã canoense na categoria juvenil peso pena. A competição aconteceu nesse final de semana na cidade de Barueri, em São Paulo. A atleta Alanis Macedo, de 15 anos, conquistou o primeiro lugar do pódio.
Considerado um dos torneios mais difíceis do calendário da IBJJF, o evento atrai alguns dos melhores competidores do Brasil e do mundo. O campeonato contou com mais de 8.000 atletas inscritos em oito dias de competição.
Alanis participou de três lutas. A jovem ganhou a primeira por quatro vantagens e, na semifinal, finalizou no armlock (chave de braço). Na final, conseguiu finalizar a adversária no triângulo. Neste ano, Alanis venceu as 17 lutas das quais participou na faixa azul, sendo 14 por finalização. “Estou vivendo um dos melhores momentos da minha vida. Como é boa essa sensação de saber que todo esforço e dedicação estão me levando aonde devo estar”, finalizou. No final de maio, ela embarca para Califórnia (EUA) para lutar o Mundial na Pirâmide, considerado o maior sonho de todo atleta de jiu-jitsu.
A mãe da atleta, Nádia Macedo, comentou o alto nível de rendimento que a filha vem atingindo. “Aqui no Rio Grande do Sul, não temos mais adversário na categoria da Alanis, por isso temos que lutar fora cada vez mais. Ela é muito dedicada, todas as conquistas são mérito dessa dedicação”, destacou.
Jovens talentos
Outro destaque da competição foi o também canoense Bernardo dos Santos Gomes. O menino, de 10 anos, conquistou o 2° lugar na categoria infantil.
Texto: Paula Barreto – PMC Edição: Carina Jung – PMC