Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/12/16_12_PREMIAÇÃO_DA_OLIMPÍADA_BRASILEIRA_DE_ASTRONOMIA_EMEF_PREF_EDGAR_FONTOURA_Guilherme_Pereira-19.jpg

Alunos de Canoas recebem medalha de bronze na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Neste final de ano, a rede municipal de ensino de Canoas está em festa com os 4 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar Fontoura, que foram premiados com a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Ao todo, 223 alunos do 4º ao 9º ano da instituição foram inscritos. Neste ano, os estudantes tiveram um desempenho de excelência, além das 4 medalhas de bronze, outros 18 estudantes receberam Menção Honrosa por passarem para a segunda etapa da competição.

Os estudantes do Ensino Fundamental receberam os certificados e medalhas em um ato que reuniu professores e colegas, com aplausos à conquista dos jovens. Um dos medalhistas, Guilherme Biachi, do 4ª ano, é um admirador das aulas de ciências. “Às vezes, eu pegava o caderno de atividades da aula e estudava desde o início, mesmo o que não ia cair na prova. Pesquisava muitas atividades online. Fui fazendo assim até o dia da olimpíada. Quando eu soube que tinha ganhado, fiquei bem feliz porque sempre gostei de ciências, principalmente de química”, destacou.

Professora de ciências e grande incentivadora da turma, Evelise Pereira destacou que apesar das dificuldades impostas pela pandemia, os alunos tiveram um desempenho excepcional. “Eu sempre estimulo os alunos a participar. A OBA em sí é uma prova, normalmente realizada de forma presencial, mas que nos últimos dois anos aconteceu online. Como estávamos na pandemia, disponibilizei bastante conteúdo para eles tanto em sala de aula quanto em aulas extraclasse”, lembra.

A secretária Sônia da Rosa destacou que é um orgulho essa conquista. “A participação e o destaque dos nossos alunos em competições nacionais é um orgulho para a nossa rede de ensino. Olimpíadas como a OBA desenvolvem a capacidade de raciocínio lógico, resolução de problemas, organização de ideias e aspectos fundamentais para o bom desenvolvimento da rotina escolar, profissional e pessoal”.

SOBRE A OBA:
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é a maior olimpíada científica do Brasil. Realizada em fase única, a olimpíada é voltada aos estudantes dos ensinos fundamental e médio e acontece anualmente.
A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Universidade Paulista (UNIP), VISIONA e da AVIBRAS.

Escritório de Comunicação PMC