Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/07/WhatsApp-Image-2022-07-04-at-16.03.12.jpeg

Animais de área perto da Rodovia do Parque são castrados

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

Animais pertencentes a moradores da Rua Maria Isabel, em região próxima à Avenida Canoas e Rodovia do Parque, no Mato Grande, recentemente foram buscados para o procedimento de castração.

A primeira ação da Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea) em julho, aconteceu no começo do mês. “Foram 9 animais, cinco felinos e quatro cães que foram trazidos para castração no dia 1º. A nossa programação é de que os animais retornem sempre no mesmo dia para seus tutores”, disse a secretária de Bem-Estar Animal, Cristiane Amabile. Em junho, mais de 50 cães e gatos haviam sido inscritos para esterilizações.

Na próxima quarta-feira, 06, a equipe retorna ao local para buscar outros animais já identificados e preparados para a cirurgia. A expectativa é de que cerca de 60 animais cadastrados sejam submetidos ao procedimento em quatro dias. “Todos os animais, desde que autorizados por seus responsáveis, serão esterilizados”, explica a secretária.

Outros locais
Ações semelhantes, por meio do programa, ainda estão previstas para outras regiões da cidade. Com apoio de protetores do Bairro Mathias Velho, outros 7 animais em situação de rua foram atendidos nesta segunda-feira (4). Focos de descarte de animais são constantemente mapeados pela secretaria para evitar casos de abandono.

Os trabalhos de castração fazem parte do projeto Bem-Estar Animal, que tem por objetivo oportunizar a castração de cães e gatos em situação de rua, comunitários, e de famílias em extrema vulnerabilidade, que não possuem condições de levar os animais até a Sebea.