O uso correto de plantas medicinais, aromáticas e condimentares será tema de um curso que acontece nos dias 17 e 18 de abril, no Centro de Capacitação e Produção em Economia Solidária (CCPES), das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. Serão aulas teóricas e práticas, abordando a identificação e conservação das plantas, formas corretas de cultivo e traços culturais. O curso é gratuito, com limite de até 15 participantes.
Serão 16 horas de imersão no mundo das plantas, conhecendo suas características e utilidades, seja fitoterápica, aromática ou ainda para alimentação ou temperos. O curso é uma oportunidade para quem quiser comercializar e fazer renda com o cultivo e venda de ervas. As aulas acontecem na CCPES, que fica na Avenida Rio Grande do Sul, 3462, Bairro Mathias Velho.
A experiência e os saberes do cultivo aos preparos das plantas serão ministrados pela instrutora Simone Elenice Castelan. “Muitos de nós fomos criados tomando os chazinhos da vovó, para as mais diversas enfermidades. Hoje em dia, a medicina alternativa e os fitoterápicos possuem estudos bem avançados oriundos desses conhecimentos e experiências populares. Nesse curso, também vamos apresentar a forma correta para o manuseio e preparos desses remédios naturais”, explicou Marília.
Inscrições:
Os 15 primeiros que se inscreverem garantirão vagas, por meio do WhatsApp: (51) 3477-2489 ou clicando aqui para se inscrever.
A formação é realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Triunfo.
Alguns pontos que serão abordados no curso:
– Conceituação de plantas medicinais, condimentares e aromáticas;
– Espécies mais cultivadas;
– Infra-estrutura de produção: galpão e áreas cobertas;
– Multiplicação de plantas;
– Preparo dos canteiros de mudas;
– Preparação de substrato;
– Controle fitossanitário: pragas e doenças, métodos de controle, EPI;
– Colheita;
– Secagem;
– Armazenagem;
– Embalagens;
– Comercialização.
Sobre o CCPES
O Centro de Capacitação e Produção em Economia Solidária (CCPES), localizado na Avenida Rio Grande do Sul, 3462, Bairro Mathias Velho, foi criado em maio de 2012, por meio de uma parceria realizada entre a Prefeitura de Canoas, a Fundação La Salle e o Fórum Canoense de Economia Solidária. O objetivo do espaço é contribuir para a capacitação e o desenvolvimento profissional da população canoense, estimular a criação de novas empresas solidárias e qualificar empreendimentos existentes no município.
Texto: Andrei Fialho – PMC
Edição: Alan Cardoso – PMC