Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/WhatsApp-Image-2023-05-09-at-16.12.32.jpeg

Arquivo Histórico Municipal realiza primeiro atendimento presencial após a pandemia

O equipamento cultural é um dos mais antigos do município
Download Imagem Original

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (5), foi realizado o primeiro atendimento presencial, após o início da pandemia de Covid-19, no Arquivo Histórico Municipal. A pesquisadora Leila Silveira solicitou fontes relativas às salas de cinema de rua que existiram em Canoas ao longo do século XX.

Leila teve acesso a fotografias, recortes de jornal e indicações bibliográficas sobre o assunto. “Quero agradecer à Prefeitura por facilitar o acesso ao arquivo histórico, que tem tanto material. Eu vi tantas fotos e recortes, tanta história da cidade, que está aqui dentro. É um privilégio saber mais dessa história”, afirmou a pesquisadora.

O Arquivo Histórico Municipal é um dos mais antigos equipamentos culturais do município, criado pela Lei n° 2334, de 13 de junho de 1985. O acervo documental inclui fotos, documentos manuscritos e impressos, recortes de jornais, biografias e dados sobre a cidade, que estão inteiramente disponibilizados para consulta.

“O espaço que temos aqui possui uma farta documentação incontornável para quem se interessa pela história, memória e cultura local”, comentou o historiador e chefe da Unidade de Museu e Arquivo Histórico, Airan Milititsky Aguiar.

O Arquivo Histórico Municipal funciona no prédio da Secretaria Municipal de Cultura, na Rua Ipiranga, 105, no Centro. As pesquisas devem, de preferência, ser agendadas, pelo telefone (51) 3425-7702, para facilitar e agilizar o acesso à documentação. O serviço funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

[addtoany]