Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/sub-foto-brasao-prefa-portal.png

Atenção: atualização de serviços públicos municipais

Esforços contínuos ocorrem em meio à catástrofe natural que atingiu a cidade
Download Imagem Original

Foto: Divulgação/PMC

Os esforços da Prefeitura de Canoas, por meio das diferentes secretarias, órgãos e autarquias, são intensificados para a retomada dos serviços. A abertura da Central de Entrega de Doações, atendimentos em saúde e medidas para restabelecer parte do abastecimento de água ocorreram nesta terça-feira (7). O transporte coletivo também voltou a operar em áreas secas da cidade e com passe livre. 

Confira o que está sendo executado pelas equipes nas diversas frentes:

Central de Entrega de Doações: o espaço passa a concentrar a distribuição de alimentos não-perecíveis e de roupas para a população desabrigada. O serviço funcionará todos os dias, das 8h às 22h, na esquina da avenida Getúlio Vargas com a Inconfidência, onde ficava o antigo Asun (ao lado da Farmácia São João). Não é preciso cadastro prévio, e a definição da quantidade de itens a serem entregues ocorrerá conforme a necessidade das famílias.

Transporte coletivo: o serviço, de responsabilidade da concessionária Sogal, foi retomado nas áreas secas e com passe livre. As operações dos ônibus seguem a tabela horária de domingo, entre 6h e 22h, e com alterações em algumas linhas.

Lixo orgânico: o sistema de recolhimento desses resíduos foi retomado de forma parcial. Os trabalhos começaram pela região Nordeste e devem avançar, de forma gradativa. Muitos servidores foram atingidos pelos alagamentos e ainda não tiveram condições de retornar ao trabalho.

Abastecimento de água: a Corsan começou a instalar uma estação de captação flutuante junto ao Rio Gravataí. A água será enviada à Estação de Tratamento de Água (ETA) Niterói, que está sendo preparada para voltar com as operações na noite desta quarta-feira (8), de acordo com estimativas da empresa.

Segurança: o policiamento nas ruas do município ganhou um reforço com destinação de uma parcela do efetivo da Força Nacional que desembarcou em solo gaúcho.

Atestado: a Defesa Civil emite o documento para moradores do lado Oeste atingidos pela enchente e impossibilitados de ir ao trabalho. O atestado pode ser emitido na sede do órgão (rua Bandeirantes, 450, Nossa Senhora das Graças), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30. A solicitação também pode ser feita de forma on-line.

Suspensão de processos seletivos: os cronogramas dos editais 79/2024 e 80/2024 para seleção de profissionais da Educação Básica foram suspensos, por tempo indeterminado, diante do estado de calamidade pública.

Serviços de saúde: estão em funcionamento nas regiões seca oito unidades de saúde (Santa Isabel, Estância Velha, São Vicente, Olaria, São José, Igara, Caic e Guajuviras), a UPA Boqueirão e a tenda que fica anexa, o Hospital Nossa Senhora das Graças e o Hospital de Campanha, junto à Ulbra. Eles contam com triagem realizada pela Cruz Vermelha e atendimentos da Força Nacional do SUS, especializada em enchentes.

Retirada de medicamentos: pode ser feita na Farmácia Básica, na avenida Santos Ferreira, ou no abrigo mais próximo. Os Serviços de Atendimento Especializado (SAE) devem ser feitos na Farmácia Solidária. Em caso de problemas psiquiátricos, a orientação é acionar o SAMU, pelo telefone 192.

Obras: está em elaboração um estudo estratégico, de curto, médio e longo prazo, sobre demandas e necessidade de equipamentos e serviços para reconstrução após a cheia. O planejamento inclui ações para limpeza das ruas, atenção com as redes de escoamento e reparos de estragos causados pela força das águas no sistema de drenagem.

Escritório de Comunicação

[addtoany]