Uma atividade de conscientização através da música e depoimentos sobre a importância da prevenção marcou o Dia Mundial de Combate à AIDS no Serviço de Atendimento Especializado de Canoas (SAE), nessa quarta-feira (1º). A ação deu o pontapé inicial para a criação de um coral da unidade.
Um dos pacientes relatou a sua experiência de conviver com o vírus há 17 anos. Ele reconhece o preconceito que a sociedade mantém com relação aos soropositivos, mas ressalta que o atendimento recebido pelo SAE facilita o tratamento. “O diagnóstico é difícil, mas só nos resta encarar”, diz.
Outro relato emocionante foi de uma profissional que disse que os pais são portadores do vírus desde 2006. Coincidentemente, ela comemora o seu aniversário no dia 1º de dezembro. “Hoje eu vivo para cuidar deles”, disse ela, que atua no SAE.
O gestor do SAE, Sidarta Leal, foi o responsável por animar, com músicas, o saguão de atendimento e iniciar o coral com pacientes atendidos pela unidade. “Não é nada profissional, só queremos fazer uma coisa lúdica”, explica. O violão utilizado pertenceu a sua mãe, que, aos 67 anos, contraiu o HIV.
Tratamento Multidisciplinar
O Serviço de Atendimento Especializado em IST/HIV/ AIDS (SAE) de Canoas oferece um tratamento multidisciplinar com médico, enfermeiros, assistente social, psicólogo e outros profissionais. Também permite o acesso facilitado às demais especialidades médicas quando necessário, além de fornecer os medicamentos antirretrovirais.
Neste ano, também foi implantada a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), método de prevenção que consiste no uso diário de um comprimido, que prepara o organismo para enfrentar um possível contato com o vírus causador da AIDS durante a relação sexual.
Serviço de Atendimento Especializado de Canoas
O SAE está localizado na Rua Brasil, 438, Centro
Informações podem ser obtidas pelo telefone 3427-2316
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.