A defesa dos animais ganhou mais um reforço em Canoas: A ativação do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal (COMBEA). O órgão foi constituído formalmente na tarde desta segunda-feira (8), na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), com a apresentação de 10 membros, sendo que cinco são representantes de secretarias municipais e o restante, da sociedade civil ligada à causa. Os membros têm mandato de dois anos.
O Conselho tem a finalidade de auxiliar na elaboração de projetos, programas e políticas públicas de defesa e proteção do bem-estar de todos os animais, bem como, deve propor normas e sugerir medidas legais e fiscais referentes ao assunto. Além disso, o COMBEA ainda deverá propor soluções às denúncias de violação dos direitos dos animais e fiscalizar a execução das ações voltadas à coibição de maus-tratos.
De acordo com o secretário da SMMA, Paulo Paim, a finalidade é fazer com que o Conselho funcione no município, uma vez que foi formado em 2012. “O próprio Conselho vai avaliar as suas funções e estabelecer suas diretrizes para o efetivo funcionamento. Essa iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente e será mais uma ferramenta no auxílio à defesa dos direitos dos animais”, explica Paim.
Integrantes do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal
Titulares
Representando o Executivo: Alex Szekir Christine Costa de Oliveira Renato Correa de Souza Luciane da Silva Vais Paulo Renato Paim
Representando a comunidade: Eliane Tavares Alcindo Pereira Denise Schonhofen Silveira Mariangela da Costa Algayer Jose Deon
Suplentes
Representando o Executivo: Matheus Moreira dos Santos Marcia Rosiara Cristiano Avancini Andrea Lima Leal Julio Fontes
Representando a comunidade: Alessandra Doubles Selma Kiefer Carla Rosane de Aguiar Hennemann Renato Pulz Pilato Pereira