Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/CAD_UNICO_E_BANCO_DE_OPORTUNIDADES_Guilherme_Pereira-10.jpg

Atividades no Calçadão de Canoas integram a XXIV Semana da Pessoa com Deficiência

João Batista do Nascimento acordou cedo e foi buscar um emprego no Banco de Oportunidades.
Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira - Ecom/PMC

A Prefeitura de Canoas, através da Coordenadoria da Inclusão, está realizando diversas atividades na XXIV Semana da Pessoa com Deficiência. Nesta segunda-feira (23), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI), além da Cidadania, estão sendo realizados o Feirão de Empregos e o Mutirão do Cadúnico para pessoas com deficiência. As atividades iniciaram às 9h da manhã e seguem até às 16h, no Calçadão.

Para João Batista do Nascimento, de 47 anos, morador do bairro São José, que é deficiente físico e não possui uma das mãos, conseguir emprego num período normal (fora da pandemia) já é um desafio imenso e que atividades inclusivas como a realizada nesta segunda-feira facilitam o processo. “Faz cinco meses que estou procurando emprego. Tenho uma filha pequena e não posso me dar o luxo de ficar sem trabalhar. Ações como essa, do Banco de Oportunidades, facilitam a inclusão de pessoas com qualquer deficiência no mercado de trabalho”, explicou o canoense.

O secretário da Coordenadoria da Inclusão, Vitor Longaray lembra que a XXIV Semana da Pessoa com Deficiência ressalta a promoção da conscientização da sociedade com mais empatia em relação às pessoas com deficiência. “Cada vez mais vemos a necessidade da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ações como essa que estamos realizando hoje, prestando todo o apoio na captação dos currículos e encaminhando o processo de seleção fazem a diferença na vida dessas pessoas, promovendo respeito de plena cidadania para todos”, enfatizou.

Para a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Simone Sabin, a união de esforços para ajudar uma parcela da população que necessita ser incluída no mercado de trabalho é o desafio diário da Prefeitura de Canoas. “Parcerias como essa mostram que o poder público está atento às necessidades da população e vamos ampliar essa parceria para ajudar ainda mais pessoas com deficiência a conseguir um emprego”, revelou Sabin.

Confira a programação da XXIV Semana da Pessoa com Deficiência de Canoas:

24/08

13h30 – Grande expediente da Câmara de Vereadores em Homenagem aos 25 anos da Associação dos Deficientes Visuais de Canoas – ADEVIC
Transmissão pelo Youtube da Câmara Municipal de Canoas

25/08

10h – Espetáculo Celebridades – Associação Legato
Transmissão pelo Facebook da Associação Legato

15h – Apresentação Musical “Musicando a Inclusão”
Associação Canoense dos Deficientes Fisicos – ACADEF
Plataforma Google Meet com link disponibilizado para convidados e instituições

18h – Live com autodefensores Pestalozzianos
Associação Pestolazzi de Canoas
Transmissão pelo Facebook da Associação Pestalozzi de Canoas

26/08

10 – Hora do Encanto – Contação de história: Diferentes, geniais, com tampinhas e muito mais – EEE Brigadeiro Ney Gomes da Silva
Transmissão pelo Facebook da Escola Estadual Especial Brigadeiro Ney Gomes da Silva

27/8

15h – Live: “O papel do controle social na Efetivação de Políticas Públicas para as pessoas com deficiência”
Transmissão pelo Facebook do COMDIP

Escritório de Comunicação - PMC