Nesta terça-feira (16), teve início a terceira edição do Juventude Faz o Som. O projeto, iniciativa da Coordenadoria da Juventude, busca desenvolver, por meio de aulas de violão, habilidades em jovens com idade entre 14 e 19 anos.
Para Jamille de Anselmo Silveira, 14 anos, moradora do bairro Mathias Velho, as aulas eram muito esperadas. “Eu me interessei porque, desde pequena, sempre gostei muito de música e espero que aqui eu aprenda mais. Já sei tocar violão, mas espero que as aulas despertem mais conhecimento”, comentou.
Segundo o oficineiro Cristiano Garcia, o intuito das aulas é criar um ambiente descontraído, para que os jovens, além de aprender a tocar, criem vínculos entre si. “Aqui não vamos praticar tanto a teoria, mas confraternizar através da musicalidade. Vamos começar com músicas fáceis e ir criando histórias ao longo das aulas”, afirmou.
As aulas acontecem sempre às terças-feiras, das 14h30 às 16h30, no Centro de Acesso a Direitos, localizado na avenida Santa Catarina, 3420, no bairro Mathias Velho. “Nesta iniciativa, queremos preencher o tempo dos jovens no horário inverso ao da escola, aproximá-los da arte da música e fomentar nos nossos jovens canoenses o estudo e cultura das artes da forma mais diversificada possível”, destaca a coordenadora da Juventude de Canoas, Maria Eduarda Moreira.
Texto: Marina Staudt – PMC
Edição: Carina Jung – PMC