Em uma tarde colorida e divertida, o Baile Inclusivo animou o público na Associação Pestalozzi de Canoas. A atividade, realizada nesta sexta-feira (25), faz parte da 26ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, organizada pela Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdip).
O ambiente acolhedor, com muita música e dança, proporcionou um momento de confraternização entre as pessoas com deficiência atendidas por entidades do município. “Estamos vivendo uma semana com muitas atividades de integração, diversão, alegria e acolhimento”, salientou a secretária especial da Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social, Taiane Luisa Cunha Dal Pizzol.
Entre uma dança e outra, os participantes manifestaram o quanto estavam felizes com o evento. É o caso de Dirceu Malaquias, da Associação Canoense dos Deficientes Físicos (Acadef), que estava participando pela primeira vez. “Esse baile inclusivo é muito importante para as pessoas com deficiência. É algo que levanta o astral de todos, um evento muito legal e muito acolhedor”, afirmou.
Para a presidente do Comdip, Edna Alegro, o baile já é tradicional dentro das atividades da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. “É o momento onde reunimos todas as entidades, todas as pessoas com deficiência que estão nos mais diversos espaços do município. É o momento deles se divertirem”, destacou.
O diretor de Inclusão e Proteção Social, Jair Silveira, salientou que o evento proporciona um momento de diversão. “Muitos não têm a oportunidade de sair à noite, mas gostam de música, de dançar, se divertir, e o baile inclusivo tem o propósito de proporcionar esse momento de alegria para eles”, reforçou.
A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência se encerra na próxima segunda-feira (28). O encerramento será marcado pela entrega do Prêmio Destaque Comdip, na Câmara de Vereadores, a partir das 18h30.
Texto: Daniele Brito/PMC
Edição: Carina Jung/PMC