O som das batidas pode ser ouvido de longe. Este é o resultado do projeto Bate Lata, que iniciou no último dia 25 e acontece todas as quinta-feiras no Hangar Cultural Oly Borges. A iniciativa transforma materiais reciclados em instrumentos musicais que são utilizados na oficina de percussão.
Voltada para crianças e adolescentes entre 12 e 19 anos, tem como objetivo juntar reciclagem, arte e cultura, criando um modo alternativo de aprendizagem.
As aulas são ministradas pelos professores Pai Santiago e Filipe Rodrigues, todas as quintas-feiras, das 14 às 16h. Segundo Filipe, não é necessário nenhum conhecimento musical prévio. “Qualquer pessoa pode participar”, diz. E ressalta que o projeto visa oferecer uma atividade para os jovens da região. Ele lembra que alguns grupos musicais conhecidos, como Olodum, começaram desta forma.
A estudante Nairuby Ortiz Almeida, de 15 anos, esteve na abertura da oficina. “Gosto muito de música e quero aprender mais”, diz a aluna do 8º ano da escola Jussara Polidoro, que também toca violão.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura em parceria com as coordenadorias de Diversidades e Comunidades Tradicionais e da Igualdade Racial e Imigrantes. As inscrições podem ser feitas no Hangar Cultural, sempre às quintas-feiras a partir das 14h.
Bate Lata no Hangar
Todas às quintas- feiras – 14h
Hangar Cultural Oli Borges Flores – Estrada do Nazário, 3150 – Guajuviras