A ideia da Feira de Troca Livro virou uma ação permanente aos sábados na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva. A iniciativa começou como uma atividade paralela a 35ª Feira do Livro de Canoas que transformou o salão de entrada uma boa oportunidade para fazer com que aquele livro que está parado na estante passe por outros donos. É uma forma da Biblioteca incentivar a leitura no município funcionando como um grande clube do livro.
Toda essa ideia surgiu da necessidade de oxigenar o acervo da Biblioteca, que possui mais de dois livros do mesmo título. Portanto, aqueles em boas condições são colocados à disposição do público para serem trocados. A atividade é aberta ao público em geral. Não é necessário ser associado da Biblioteca para participar. Cada livro trazido (de literatura e em bom estado) dá direito a escolher outro para levar.
“O troca-troca é uma forma de incentivar o gosto pela leitura e propiciar aos leitores um momento para compartilharem seus livros, permitindo que uma obra, já lida (ou não) e parada na estante, tenha novo uso em outras mãos, além de proporcionar aos leitores a oportunidade de conhecer outros estilos e, inclusive, trocar dicas literárias”, afirmou Andreia Pereira, bibliotecária.
Serão aceitas obras de literatura de todos os gêneros (ficção científica, romances, literatura juvenil e infantil, e clássicos). Livros didáticos e técnicos não serão aceitos. A Feira funciona todas as manhãs de sábado, das 9h às 12h, no hall da Biblioteca. Atualmente, existem no acervo cerca de 50 obras dos mais variados temas à disposição para serem trocados. A Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva funciona no mesmo prédio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (SMCT), na rua Ipiranga, número 105, no Centro de Canoas.
Alguns destaques:
– Luiz Coronel – O cavalo verde; – Jô Soares – O homem que matou Getúlio Vargas; – Eça de Queiroz – Os maias; – José Saramago – As intermitências da morte; – Isabel Allende – Paula; – Khaled Hosseini – O caçador de pipas; – Nicholas Sparks – Um homem de sorte; – Williamm P. Young – A cabana; – James C. Hunter – O monge e o executivo; – Pe. Fábio de Melo e Leandro Karnal – Crer ou não crer; – Allan e Barbara Pease – Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor?; – Lee Carroll e Jan Tober – Crianças índigo; – Zíbia Gasparetto – O repórter de outro mundo.