Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/Reduzidas_09_04_2024_DIA_NACIONAL_DA_BIBLIOTECA_Guilherme_Pereira-18.jpg

Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva: promovendo o conhecimento e a cultura em Canoas

Com um acervo de aproximadamente 25 mil exemplares, a Biblioteca abrange leitura para todas idades.
Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

Localizada no coração de Canoas, a Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva tem uma história rica e uma missão clara: informar e inspirar. Fundada em 1966, a instituição é um marco na vida cultural da cidade. Nesta terça-feira (9), é comemorado o Dia Nacional da Biblioteca. A data foi instituída por meio de um decreto brasileiro que criou não somente esta, mas outras datas como a Semana Nacional do Livro e o Dia do Bibliotecário.

Com um acervo de aproximadamente 25 mil exemplares, que incluem desde a literatura brasileira e estrangeira até obras sobre a própria cidade de Canoas, a Biblioteca abrange leitura para todas idades. Além disso, sua Hemeroteca guarda preciosidades dos principais jornais locais e estaduais. Atualmente, mais de 700 associados estão ativos, ou seja, aptos a retirarem livros na Biblioteca, de forma gratuita. A atualização do acervo é realizada mensalmente, através do desenvolvimento da coleção, buscando sempre qualificar a experiência dos associados. As últimas aquisições foram os livros das leituras obrigatórias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Apesar do mundo digital ser uma grande realidade, as pessoas ainda procuram os exemplares físicos, e as bibliotecas reúnem pessoas interessadas no mundo literário. “O perfil da Biblioteca mudou por conta da tecnologia, mas temos a missão de ser um centro de cultura importante na construção da cidadania, para a pessoa se conhecer e saber que ela tem um local para buscar conhecimento, de forma gratuita e aberta”, exaltou a bibliotecária Andreia Knob.

Espaço para as crianças

Em 2011, foi criada a Bebeteca, um espaço lúdico, com acervo composto por livros infantis e outros confeccionados em materiais macios e atóxicos. Em 2023, o espaço passou por uma revitalização, recebendo uma pintura artística, realizada pela canoense Silvia do Canto. Seu objetivo é a promoção de momentos de leitura para bebês e crianças, envolvendo-os em um ambiente com cores alegres e vibrantes, aguçando os sentidos e visando despertar cada vez mais cedo o encanto pela leitura e formar novos leitores.

“A Bebeteca é um espaço importante para as crianças e para os adultos. Um lugar que eles possam conviver, ler e ter esse momento lúdico. Manusear o livro até antes de saber ler. Começar a ter esse contato, essa é a principal importância da biblioteca, trabalhar a literatura desde os primeiros meses de vida”, conclui a bibliotecária Regina Pelissaro.

Com uma ampla variedade de serviços, incluindo empréstimo de livros e atividades online, atráves do instagram @culturacanoas, a Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva continua sendo um farol de conhecimento, cultura e comunidade em Canoas, inspirando e enriquecendo a vida de todos os que a frequentam.

Documentos necessários para se associar à Biblioteca

Documento de identidade
Comprovante de residência

 

Escritório de Comunicação 

[addtoany]