A Prefeitura de Canoas deu início nesta segunda-feira (8), a campanha de vacinação contra a Poliomelite para as crianças entre um e cinco anos incompletos. Ao mesmo tempo, ampliou o público de atendimento da multivacinação para crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação do público que está com o esquema incompleto de doses, do calendário oficial brasileiro, de acordo com a faixa etária.
A vacinação ocorrerá em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h até o dia 9 de setembro. Para marcar a campanha, no dia 20 de agosto acontece o Dia D de mobilização nacional.
As crianças menores de 1 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. Já as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP). A meta é vacinar pelo menos 95% dessa população.
O secretário de Saúde, Aristeu Ismailow, destaca a importância de os pais levarem os seus filhos até as unidades de saúde para a conferência do calendário vacinal. “Nós viemos de dois anos bem atípicos. Desde o início de junho, já realizamos a multivacinação em adolescentes até os 12 anos, agora vamos ampliar este público. É importante que os responsáveis fiquem atentos e protejam seus filhos das doenças que podem deixar sequelas para a vida inteira, e que, muitas vezes, podem ser prevenidas com vacina”, frisou.
A última campanha realizada nacionalmente contra a Poliomelite aconteceu em 2019, portanto, é fundamental que os responsáveis levem a caderneta de vacinação para que os agentes de saúde realizem a conferência das doses aplicadas e atualização da situação vacinal.
VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMELITE:
Público-alvo
1 a 4 anos – todos devem receber a vacina oral, mesmo que já tenham recebido a gotinha.
Menores de 1 ano – somente com a vacina injetável em atraso (menores de 1 ano não fazem vacina oral)
MULTIVACINAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAÇÃO:
Público-alvo
Menores de 15 anos de idade que tenham vacinas de rotina em atraso