Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/02/Reduzida-01.02.2024-Campea-de-Jiu-Jitsu-Alanis-Macedo-dos-Santos-Vinicius-Thormann-18.jpg

Campeã mundial do Europeu de Jiu-Jitsu agradece incentivo da Prefeitura

Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

A canoense Alanis Macedo dos Santos, campeã do Mundial Europeu de Jiu-Jitsu de 2024, já desponta no cenário esportivo com uma carreira de sucesso. Aos 16 anos, a jovem, conquistou títulos pelo Brasil e no mundo e está em 6º lugar no ranking mundial da modalidade. A vitória mais recente ocorreu em Paris, na França, em janeiro, e foi o motivo da visita ao prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (1º), no gabinete, junto a integrantes da Secretaria do Esporte Lazer (SMEL) e familiares. Parte dos custos da viagem de Alanis teve o apoio da Prefeitura, por meio da SMEL.

“O sucesso da Alanis reforça a importância do suporte da Prefeitura aos nossos atletas canoenses. Ela é um exemplo de talento, dedicação e resiliência que incentiva outros jovens e projeta Canoas mundialmente. Nosso compromisso é fortalecer ainda mais as políticas de apoio ao esporte na nossa cidade”, disse Nedy.

O secretário da SMEL, Jerson Cunha, destacou que programas de incentivo são essenciais para a construção social das crianças e adolescentes. “Através de políticas públicas de incentivo, buscamos enxergar os talentos no município, difundindo cada vez mais a prática esportiva e ofertando oportunidades aos jovens. Entendemos ainda que o esporte é um instrumento para a formação do cidadão”, falou.

Além de editais de apoio a desportistas, Canoas conta com o projeto Atleta Cidadão do Futuro, voltado para a formação esportiva de crianças e adolescentes, articulado junto às escolas municipais.

Trajetória de Alanis

Moradora do bairro Mathias Velho e filha de uma emprega doméstica e de um mecânico, Alanis treina desde os nove anos. Aos dez passou a participar de competições no Estado. “Vejo muitos atletas desistirem do esporte e das competições por não serem incentivados. Sou grata, pois todas as minhas vitórias são reflexo do apoio que tenho da prefeitura”, ressaltou. Alanis também conta com patrocínios de empresas para custear as despesas das viagens e dos valores das inscrições.

Em Paris, ela competiu na categoria juvenil 2, peso pena até 52,5 quilos. As lutas se deram contra três atletas da Itália, Emirados Árabes e França, vencendo por finalização. Com a vitória, sagrou-se bicampeã mundial. Além do título, a jovem também é tricampeã sul-americana e campeã brasileira de jiu-jitsu. Também venceu diversas outras competições pelo país. A próxima meta de Alanis é participar do Pan-Americano International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), que deve ser realizado em março na Flórida, nos Estados Unidos.

Texto: Anelise Durlo
Edição: Sibeli Fagundes

 

[addtoany]