Com o objetivo de preparar a população para atuar no mercado de trabalho da construção civil e acelerar a reconstrução das áreas afetadas pela enchente, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (SENAI-RS), abre as inscrições para um curso de qualificação totalmente gratuito na área da construção civil. O projeto também contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME).
O objetivo principal é preparar os cidadãos para as demandas do mercado de trabalho no ramo da construção civil e, simultaneamente, acelerar a recuperação de instituições de ensino atingidas pela enchente, uma vez que as aulas práticas serão realizadas em cinco escolas da rede municipal de ensino, que serão indicadas pela SME.
O curso abrange diversas áreas essenciais para a construção civil, incluindo reparos em alvenaria, pintura predial, hidráulica residencial, reparos em revestimentos cerâmicos, reparos em circuitos elétricos residenciais, reparos em telhados, em edificações de madeira e em esquadrias de madeira.
As inscrições já estão abertas e os interessados podem comparecer à SMDEI, na Rua Doutor Barcelos, 969, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com os seguintes documentos: RG, CPF e declaração de solicitação de matrícula gratuita (que será emitida no ato da inscrição pela unidade operacional do SENAI). As inscrições permanecem abertas por tempo indeterminado.
O Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura e o SENAI-RS tem validade de 12 meses, e as turmas serão formadas e as aulas ministradas conforme a demanda identificada no decorrer do período. O número de vagas para o curso será definido de acordo com as necessidades específicas de cada uma das escolas participantes.
Esta iniciativa integra o Programa SENAI de Reconstrução e Capacitação Comunitária, que tem como um dos seus pilares a contribuição para a retomada da economia regional, oferecendo novas perspectivas de emprego e renda para a população canoense. A SENAI é responsável pelas aulas, com instrutores, o material didático completo e a emissão dos certificados de conclusão do curso. Já a Prefeitura de Canoas será responsável por indicar os participantes para o curso, realizar a divulgação da ação, acompanhar o desempenho dos alunos e garantir a infraestrutura necessária para a realização das aulas, incluindo o espaço físico nas escolas, transporte para os alunos (se necessário), materiais e equipamentos.