As inscrições para a terceira edição do projeto Castração Tá On começam na próxima quarta-feira, 6 de outubro, no site da Prefeitura de Canoas. A ação tem o objetivo de oferecer castrações gratuitas de cães e gatos para famílias em vulnerabilidade social, cadastradas no CadÚnico. Ao todo, serão disponibilizadas 130 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição. Haverá também o cadastro reserva para 70 animais, que, caso não sejam chamados neste trimestre, estarão automaticamente confirmados para a próxima edição. O formulário de inscrição estará disponível a partir das 8h.
Para se inscrever, é necessário incluir RG, CPF, endereço, telefone, e-mail e número do Cadastro Único.
O titular da Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA), Gabriel Gonçalves, destaca que o projeto é importante para o controle populacional de caninos e felinos, o que garante a prevenção de doenças e evita o abandono. “A importância da castração de cães e gatos é muito maior do que se pensa, pois com a esterilização de animais domésticos podemos ter o controle ético populacional. Essa ação traz qualidade de vida e mais saúde para nossos amigos peludos”, declarou.
Neste ano, a intenção da SEDA é disponibilizar mais de 3 mil esterilizações para cães e gatos. Esse número será dividido entre os projetos: Castração tá On, Protetor Legal, Prefeitura Castra, Bem-Estar Animal, e Sábado de Castração.
Quem pode participar do projeto?
Famílias inscritas no Cadúnico, com renda familiar de até três salários mínimos, residentes em Canoas. Haverá o limite de três animais por família (um formulário para cada animal), para que mais pessoas também tenham acesso ao serviço.
Saiba mais sobre o Castração Tá On
As castrações pelo projeto são divididas em quatro trimestres. A cada trimestre, será respeitado o percentual de 70% dos procedimentos para cães e gatos fêmeas, e 30% para animais machos. Os procedimentos são sempre realizados às segundas-feiras, na sede da SEDA, na Av. Boqueirão, 1.985, Bairro Igara, mediante agendamento.