Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/08/brasao-prefeitura-de-canoas-para-materias-1.jpg
Desenvolvimento Econômico Fazenda

Canoas automatiza inscrição municipal para novas empresas

Iniciativa representa avanço na desburocratização

Compartilhe

A cidade de Canoas deu um importante passo para a agilidade na abertura de empresas: agora, a inscrição municipal (CMC) será gerada automaticamente, a partir de eventos recebidos da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS). É um avanço significativo na desburocratização e modernização dos serviços públicos, especialmente para os empreendedores e empresários da cidade. A conquista ocorre pela integração do sistema de gestão tributária municipal com a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Os principais benefícios esperados são maior agilidade no processo de abertura, alteração e baixa de empresas; redução da burocracia e da duplicidade de exigências entre órgãos; facilidade no cumprimento de obrigações legais; maior transparência e eficiência na prestação dos serviços públicos e fomento ao empreendedorismo local, com ambiente mais favorável aos negócios.

Segundo o Secretário Adjunto de Receitas, Tiago Nectoux Camargo: “foi um projeto que exigiu muita dedicação de servidores da Fazenda, parceiros institucionais e equipes técnicas, e sua entrega reforça o compromisso da Administração Tributária com a inovação, eficiência e apoio ao desenvolvimento econômico de Canoas”. Vencida essa etapa mais complexa, a previsão é que no início de setembro todas as demais Secretarias utilizem o Portal da Junta Comercial, que passará a ser a interface única entre o Poder Público e o empreendedor, que poderá dar andamento e acompanhar todas as etapas de sua regularização de forma centralizada.

A iniciativa fortalece ainda mais a política de desburocratização que vem sendo implementada no município, resultado de um esforço conjunto das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fazenda, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Saúde, todas diretamente envolvidas na liberação de alvarás.