Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/Reduzidas_08_05_23_FINALIZACAO_ICLEI_EMEF_PAULO_FREIRE_Guilherme_Pereira-14.jpg

Canoas conclui projeto Embaixadores da Justiça Climática

Iniciativa reforçou com os alunos, a partir de palestras, cursos e oficinas, a importância dos cuidados com o meio ambiente
Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira/PMC

Canoas finalizou oficialmente, nessa segunda-feira (8), o Projeto Embaixadores da Justiça Climática, que contou com a participação de 912 estudantes de oito escolas da rede municipal. Os alunos receberam camisetas, certificados e livros alusivos ao programa, que abordou, através de palestras, cursos e oficinas, a importância dos cuidados com o meio ambiente.

A chefe de Programas e Projetos Especiais de Educação da SME, Luana Vieira, elogiou o comprometimento dos alunos no projeto e reforçou a importância da iniciativa. “Temos muito orgulho de todas as escolas e estudantes que participaram destas atividades. Sabemos da importância que os jovens têm para a garantia de um futuro melhor e mais sustentável. Seguiremos dando apoio e suporte para esta iniciativa”, salientou.

A última escola a receber os certificados foi a EMEF Paulo Freire. A aluna Eduarda Carolina participou do projeto e gostou do que aprendeu. “O curso foi muito bom, é bacana a gente poder aprender sobre esse tema ambiental, de cuidar da natureza, não jogar lixo no chão ou desperdiçar água. Também foi bem legal quando a gente fez o plantio das árvores”, recordou.

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, juntamente com a Plant-for-the-Planet, realizou capacitações com os estudantes, que culminaram em ações como o plantio de árvores nativas. Os insumos, bem como os locais adequados, foram selecionados em conjunto pela entidade e as secretarias municipais de Educação (SME) e do Meio Ambiente (SMMA).

Sobre o ICLEI

O ICLEI é uma rede global de mais de 2,5 mil governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativa em mais de 130 países, influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono.

A Rede e a equipe de especialistas trabalham juntos oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana. Na América do Sul, o Escritório Regional do ICLEI conecta mais de 100 governos em oito países.

Texto: Gabriel Amaral – PMC
Edição: Carina Jung – PMC

[addtoany]