Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/05/RED-06-05-25-APRESENTACAO-VIDEOMONITORAMENTO-INTELIGENTE-VINICIUS-MEDEIROS-20-1.jpg

Canoas conta com moderno sistema de monitoramento da cidade e cercamento eletrônico do Centro

Sistema foi apresentado junto ao CICC
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Medeiros / PMC

Um moderno e atualizado sistema de videomonitoramento urbano e projeto-piloto de cercamento eletrônico estão à disposição da Segurança Pública do Município de Canoas. A partir do aperfeiçoamento, ampliação e implementação do conjunto de câmeras no Centro, todas estrategicamente posicionadas, a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) consegue acompanhar diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em tempo real, o acompanhamento de movimentações nas vias públicas. O uso racional da tecnologia inteligente contribui significativamente para a prevenção e rápida resposta a situações de risco, assim como ajuda na identificação de placas veiculares e até mesmo na identificação de pedestres. Destaque para o mecanismo de reconhecimento facial que promete ajudar nas ações de patrulhamento e no acompanhamento de pessoas suspeitas.

O secretário da Segurança Pública de Canoas, Major Alberto Rocha, explica que o sistema atual utiliza Inteligência Artificial para ajudar na identificação de pessoas e veículos. “Se um motorista, por exemplo, parar aqui no semáforo, abrir a porta e sair correndo, o que isso significa? No mínimo, é um assalto. A própria câmera faz essa leitura e avisa o operador da tela que alguma coisa está acontecendo. Um cidadão vem caminhando no Centro e daqui a pouco levanta as duas mãos, o que é isso? Assalto. Novamente, o equipamento detecta esse movimento estranho e avisa”, explica o secretário.

O prefeito de Canoas, Airton Souza, acrescenta que o sistema de videomonitoramento inibe uma série de delitos na cidade. “Na região do Centro tinha muito aquelas chamadas saidinhas de banco e até mesmo algumas pessoas em condição de rua que ficavam perturbando os pedestres. E o uso dessa ferramenta vai ajudar a inibir muito a ação da delinquência para as pessoas terem realmente segurança na nossa cidade”, afirma.

O moderno conjunto de equipamentos é um importante aliado para uma rápida resposta das forças de segurança, desde o planejamento de ações estratégicas da Segurança Pública, intervenções por parte da Brigada Militar (BM), patrulhamentos da Guarda Municipal e apoio para investigações da Polícia Civil. Atualmente, o sistema conta com 179 câmeras em perfeitas condições de operação e o objetivo é alcançar a marca de 266. “Canoas será o primeiro município do Brasil a utilizar o sistema Alerta Brasil, banco de dados em nível nacional para ajudar na pesquisa de informações de pessoas e placas de veículos não apenas do Rio Grande do Sul, mas sim de todo território nacional”, acrescenta Major Alberto.

[addtoany]