A Prefeitura de Canoas, por meio do CanoasTec, criou um aplicativo para cadastrar as pessoas que estão nos abrigos oficiais do Município. A iniciativa busca quantificar e traçar um perfil de quem está sendo assistido, além de habilitar o acesso da população a programas sociais de todas as esferas. Os servidores da Administração Municipal percorrem os pontos de acolhimento, coletam dados, fotografam os abrigados e colocam uma pulseira de identificação.
Após a coleta dos dados, será desenvolvido um sistema que reunirá informações sobre todos os atendimentos feitos pelo município para as vítimas das enchentes. As informações obtidas estão sendo cruzadas com a Secretaria Estadual de Segurança, através da Brigada Militar e da Polícia Civil, com o objetivo de auxiliar na identificação de desaparecidos.
O questionário foi construído seguindo orientações do Ministério do Desenvolvimento Regional, órgão do Governo Federal. “Esse trabalho vai agilizar o acesso a serviços e programas que serão promovidos, fundamentais para essas pessoas que tiveram grandes perdas. Também é uma importante medida para auxiliar as forças de segurança na identificação e procura por desabrigados”, explica o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Melchiades Neto.
Questionamentos que são feitos para a população
Nome Gênero CPF RG Telefone Data Nascimento Nome da Mãe Endereço Bairro Abrigo Data do acolhimento Data de saída do acolhimento Alimentação especial? Qual? Medicamento contínuo? Qual? Necessidades especiais? Quais? Animais? Quantidade de Cães Animais? Quantidade de Gatos Animais? Outros Menores junto? Quantidade de menor 0 a 2 Menores junto? Quantidade de menor 3 a 7 Menores junto? Quantidade de menor 8 a 12 Menores junto? Quantidade de menor 13 a 17 Sem adulto responsável Pessoas maiores junto Procurando alguém? Benefício BPC Beneficio Bolsa Familia Situação de rua Gestante Deficiente Observações Data do Registro