Em reconhecimento à importância dos tamboreiros, a Prefeitura de Canoas oficializou a data no Calendário Oficial da cidade, celebrada em 22 de novembro, através do decreto nº 295/2022.
O Dia do Tamboreiro tem como objetivo a valorização e o reconhecimento do papel do tamboreiro, também chamado de alabê, que no contexto das religiões de matriz africana têm a função de tocar e cantar as rezas, saudando os orixás.
“Nossos tamboreiros têm papel fundamental em nosso culto, mas não são valorizados por tamanha responsabilidade, trazendo pelo toque de suas mãos os guias a este mundo. Instituir este dia é reconhecer toda importância dos tamboreiros”, destaca o secretário de adjunto de Diversidade e Comunidades Tradicionais, Pai Santiago de Oxalá.
Já no próximo dia 25 de novembro, Canoas celebrará pela primeira vez o Dia da Orixá Obá, reconhecida como a orixá guerreira e protetora das forças femininas. A data, a partir deste ano, também passou a integrar o calendário anual do Município, junto com outras cinco, que homenageiam os orixás Xapanã, Ossanha, Oyá/Iansã, Oxum e Oxalá.
Pioneira no Estado e no país, a Prefeitura de Canoas agora conta com as datas comemorativas de todos os orixás instituídas de forma oficial, a partir do decreto nº 295/2022. Os dias em homenagem a Oxossi, Odé, Iemanjá, Ogum, Bará, Xangô e Cosme Damião já constavam do calendário.
A iniciativa da Secretaria Municipal Adjunta de Diversidade e Comunidades Tradicionais visa contribuir ainda mais com o fortalecimento e valorização da cultura afro-brasileira e remete à luta por igualdade, inclusão e respeito à diversidade religiosa.
Datas incluídas no calendário oficial anual de Canoas:
– 16 de Agosto, Dia do Orixá Xapanã
– 05 de Outubro, Dia do Orixá Ossanha
– 22 de Novembro, Dia do Tamboreiro
– 25 de Novembro, Dia do Orixá Obá
– 04 de Dezembro, Dia do Orixá Oyá/Iansã
– 08 de Dezembro, Dia do Orixá Oxum
– 25 de Dezembro, Dia do Orixá Oxalá
Além dessas datas, já constavam os dias:
– 20 de Janeiro, Dia de Oxossi, Orixá Odé
– 02 de Fevereiro, dia do Orixá Iemanjá
– 23 de Abril, dia do Orixá Ogum
– 13 de Junho, dia do Orixá Bará
– Entre os dias 23 e 30 de Setembro, homenagem a Xangô e a Cosme Damião