Para facilitar o cuidado, a atenção e o controle dos canoenses sobre a administração da Cidade, o Núcleo da Transparência da Prefeitura de Canoas formulou a Cartilha Cidadã. O material, já disponível online, responde a perguntas que a sociedade costuma fazer, que dizem respeito à Transparência Pública: Acesso à Informação, Proteção de Dados, Antinepotismo, Improbidade Administrativa e Ética Pública.
A cidade pertence aos seus habitantes, e é para eles que a administração municipal deve trabalhar. “A dimensão e a grandeza de Canoas é proporcional à complexidade de suas demandas, e é marca desta gestão promover a participação popular ativa dos canoenses nos processos de discussão, de decisão, no reconhecimento dos avanços, na correção das falhas e monitoramento das atividades desenvolvidas”, explica Liziane Baum, coordenadora do Núcleo da Transparência.
Historicamente, havia uma administração patrimonialista, em que o indivíduo era visto apenas como um contribuinte, mero financiador da máquina pública por meio do pagamento de tributos. Posteriormente, esse indivíduo passou a ser tratado como cliente-usuário de serviços públicos. “A nossa proposta é humanizar essa relação, dividir a administração entre os mais de 348.208 habitantes, sócios, gestores, gerentes, porque, ao final de tudo, é por você e para você que a cidade existe”, reflete Liziane.
A Cartilha traz ainda uma lista de números e contatos para que sua participação se torne ainda mais efetiva.
Confira aqui
.