A décima rodada da Epicovid19-RS – Pesquisa de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul, ocorreu neste fim de semana em Canoas.
De sexta-feira (9) a domingo (11), foram realizadas 500 visitas a domicílios, onde foram testadas e entrevistadas 500 pessoas (uma por domicílio). Os locais foram sorteados com base em dados do IBGE, dentro de 50 setores censitários, representando a população. Nesses setores, foram incluídos 16 bairros do município.
“A décima rodada da Epicovid foi um sucesso absoluto, avalia a médica sanitarista e professora do PPG de Saúde Coletiva da Unisinos, Maria Letícia Ikeda, que coordena a pesquisa em Canoas. Estiveram envolvidos 46 voluntários, alunos dos cursos da área da Saúde das universidades Unisinos e LaSalle, quatro professores e três integrantes do Instituto Pesquisas de Opinião. “Tivemos integral apoio das secretarias de Saúde e de Segurança de Canoas e suas equipes, além do efetivo do 15º BPM. Não ocorreram intercorrências significativas e nós saímos daqui com nossa missão cumprida e certos de que teremos os resultados na sequência”, relata a médica. Os resultados finais da pesquisa serão divulgados daqui a 15 dias.
Sobre a Epicovid19
Coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pelo governo do RS, a Epicovid19 é uma pesquisa de base populacional em série, que estima o número de pessoas com anticorpos contra coronavírus. A série de coleta de dados, que se encerrou neste fim de semana, teve início no dia 9 de abril de 2020.
Os dados mais recentes, divulgados no final de fevereiro, estimam que mais de 1,13 milhão de pessoas já tenham sido infectadas, o equivalente a um em cada dez habitantes do Estado. Em janeiro, 443 apresentaram resultado positivo, 12,6% deles em Canoas, município que já vinha registrando os maiores percentuais de casos nas etapas anteriores.