Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2026/08/desfile-civico-125x125.jpg
Educação

Canoas realiza desfile cívico neste domingo com participação de escolas, atletas e entidades

Evento acontece na Avenida Farroupilha, em frente ao Park Shopping, e celebra o tema “Canoas, minha terra, município de valor”
Download Imagem Original

Foto: Bruno Ourique/PMC-Arquivo

Compartilhe

Canoas realiza, na manhã deste domingo (30), o Desfile Cívico Municipal, em um momento de celebração da cidadania, da união e do orgulho de pertencer à cidade. Com o tema “Canoas, minha terra, município de valor”, o evento reunirá estudantes de escolas municipais e particulares, escoteiros, grupos de Desbravadores, atletas de programas municipais de esporte, integrantes das forças de segurança e representantes da Força Aérea Brasileira (FAB).

O desfile será realizado na Avenida Farroupilha, em frente ao Park Shopping, e marca a continuidade de um movimento de valorização de uma tradição que foi retomada no Município no ano passado, após 14 anos sem a realização do desfile cívico em Canoas. A retomada, em 2025, representou um momento histórico para a cidade, resgatando valores de cidadania, patriotismo, participação e união da comunidade.

A concentração dos participantes está prevista para as 8h, na Rua Aurora. Às 8h30, será realizado o ato oficial, com a chegada do Fogo Simbólico, o acendimento da pira e as falas das autoridades. O desfile terá início às 9h.

A programação seguirá a seguinte ordem: Banda da Base Aérea de Canoas; grupamentos da Força Aérea Brasileira; 83 escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e de Educação Infantil (EMEIs); quatro escolas particulares; atletas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; escoteiros; Grupos de Desbravadores; forças de segurança.

Além de reunir diferentes segmentos da sociedade, o evento busca fortalecer o sentimento de pertencimento e a valorização da história de Canoas, proporcionando um espaço de encontro entre estudantes, famílias, entidades e comunidade.

Alterações no trânsito

A organização da estrutura do desfile começa ainda no sábado (29). Às 5h, será realizado o fechamento do estacionamento da Avenida Farroupilha, no sentido Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, em frente ao Park Shopping.

Às 21h30, haverá o fechamento de meia pista da Avenida Farroupilha, no trecho entre a Rua Aurora e a Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira. A partir das 22h, terá início a montagem das estruturas do evento, seguida pela instalação dos gradis e das testeiras do palco.

No domingo (30), o trânsito será bloqueado em toda a extensão da Avenida Farroupilha, entre a Rua Aurora e a Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, na pista sentido bairro/Centro a partir das 6h. A orientação é para que os motoristas programem seus deslocamentos com antecedência e utilizem rotas alternativas durante o período de realização do evento.