O enfrentamento à pandemia em Canoas ganhou um importante reforço nesta quarta-feira (20), com a chegada de 200 mil testes RT-PCR. Com o material, encaminhado pelo governo federal, será possível ampliar a testagem de pacientes, gradualmente, para as 28 unidades básicas de saúde (UBS). Atualmente, esse tipo de teste é realizado apenas nas duas UPAs.
A ampliação da testagem da população, o rastreamento de contato e o início da vacinação para profissionais da saúde e idosos em asilos (instituições de longa permanência) são os pilares da rede estruturada pelo município para conter a disseminação do coronavírus na cidade. “Estamos ampliando a capacidade de testagem e dando mais condições de manejo da pandemia para os profissionais da área da saúde, com o tratamento e isolamento dos casos confirmados”, explicou o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos.
Na cerimônia de entrega dos testes, o prefeito Jairo Jorge enfatizou os esforços do município em busca de recursos junto ao governo federal para fortalecer o enfrentamento à pandemia e reestruturar os serviços da rede municipal. “Recuperar a saúde de Canoas é a prioridade do governo. Estamos buscando mais equipamentos e ações que beneficiarão a cidade de Canoas”, salientou.
Participaram do ato o vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques, o secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Simone Sabin, responsável pela busca do investimento junto ao governo federal.
Até o final do mês devem chegar os 33 mil testes adquiridos pela Prefeitura junto ao Consórcio Público do Extremo Sul, o que permitirá também um valor mais acessível em relação ao que vinha sendo pago. São 20 mil testes rápidos, 10 mil kits de coletas para RT-PCR e 2 mil testes de antígeno, que totalizam um investimento de R$ 480 mil.