A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) recebeu, na tarde desta quinta-feira (22), representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Gravataí para uma reunião técnica sobre o uso do spark nas ações de fiscalização de trânsito. O encontro também teve foco na segurança dos servidores e na qualificação das abordagens realizadas pelos agentes no exercício da função.
Em Canoas, o uso do spark começou em dezembro de 2024. A ferramenta é utilizada como um equipamento de segurança com caráter preventivo, com o objetivo de inibir comportamentos agressivos durante as fiscalizações. O encontro entre os municípios ocorreu após um episódio recente registrado em Gravataí, no qual agentes de trânsito sofreram agressões durante uma ação de rotina.
O secretário adjunto de Mobilidade Urbana de Canoas, Leandro Machado, destacou que o spark é uma ferramenta de segurança utilizada de forma preventiva no trabalho dos agentes. “A presença do equipamento junto ao agente tem o objetivo de preservar a integridade física do servidor e das pessoas envolvidas nas ocorrências, evitando que situações simples evoluam para episódios de agressão”, afirmou.
Para o secretário municipal de Mobilidade Urbana de Gravataí, Flávio Ribeiro, a visita ao município teve como objetivo conhecer o processo adotado por Canoas e avançar na proteção dos agentes. “Além de cuidar da mobilidade e da segurança viária, é fundamental cuidar do servidor. A troca de experiências entre os municípios fortalece as políticas públicas e contribui para um trânsito mais seguro para todos”, disse.