Canoas mais uma vez vai sediar as Olimpíadas Especiais das APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)/RS. A partir desta semana, 18 apenados do regime fechado da Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan) trabalham na confecção de 1.800 camisetas que serão usadas como uniforme da competição. A parceria faz parte do Programa Recomeçar, desenvolvido pela Prefeitura de Canoas com a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), através da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Com o termo de cooperação assinado no último dia 23 de fevereiro, o município passou a ser o primeiro no Rio Grande do Sul a utilizar a mão de obra prisional do regime fechado.
Na tarde desta terça-feira (22), o secretário estadual do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, o presidente da Federação das Apaes do Estado do Rio Grande do Sul (FEAPAES-RS), Afonso Tochetto, o vice-prefeito Nedy de Vargas Marques, entre outros secretários municipais, visitaram a produção dos uniformes na Pecan. O trabalho é coordenado por um detento que tem experiência de 35 anos como modelista industrial. Em três semanas, o lote de camisetas encomendado para a XXI edição das Olimpíadas deve estar finalizado. Todo o trabalho conta com a supervisão do diretor-geral da Pecan, Loivo Machado.
O prefeito Jairo Jorge destaca que Canoas se sente muito honrada de receber esse evento da inclusão. “Para qualquer cidade, é fundamental ter projeção, trazer pessoas de todos os recantos do Estado, que vão levar uma semente de esperança, do trabalho e da força de Canoas”, salienta o prefeito. Já o reitor da Ulbra de Canoas, Thomas Heimann, acredita que as Olimpíadas das Apaes colabora para diminuir o preconceito. “A universidade serve a comunidade. É maravilhoso, mais uma vez, sediarmos as Olimpíadas das Apaes”.
“Não imaginava que o trabalho feito aqui na Pecan fosse tão profissional. Esse é o sonho para qualquer sistema prisional, um exemplo a ser seguido”, pontuou Danrlei durante a visita. Ele ainda destacou que cresceu acompanhando o trabalho da sua mãe na direção de uma Apae, em Crissiumal. “Sempre apoiei o trabalho das Apaes. Colaborar para as Olimpíadas é muito prazeroso”, declarou o secretário estadual do Esporte, que vai providenciar troféus para a competição.
As Olimpíadas das Apaes acontece de 23 a 27 de maio, no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas. Cerca de 1.100 participantes, entre atletas, juízes, coordenadores, familiares e diversos profissionais são esperados para a programação. As modalidades em que os alunos competem são: Atletismo, Basquetebol, Futsal, Futebol de Sete (Society), Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Natação, Tênis de Mesa, Capoeira e a Bocha Adaptada.
Conheça mais:
* As Olimpíadas das Apaes são organizadas pela Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul (FEAPAES-RS), com apoio da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Governo do Estado e Prefeitura de Canoas. O evento tem o objetivo de estimular a ação participativa e integrada de atletas, profissionais, dirigentes e familiares, através do esporte e lazer, em um ambiente competitivo.
Recomeçar em Canoas
O Programa Recomeçar é uma ação conjunta entre a Prefeitura de Canoas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que contribui para a inclusão social dos apenados por meio de serviços prestados ao município. Os detentos contam com carga horária de oito horas diárias, recebem um salário mínimo, como previsto na Lei de Execuções Penais (LEP), e têm direito à remissão de pena (para cada três dias trabalhados, diminui um dia da pena).