Na manhã da última sexta-feira (02), a secretária da Coordenadoria da Igualdade Racial e Imigrante esteve na sede da Polícia Federal para firmar uma parceria que irá agilizar as documentações dos estrangeiros. Atualmente, cinco cidades já fazem esse trabalho em parceria com a Polícia Federal, Canoas será a 6ª a aderir ao serviço.
A partir de agora, a Coordenadoria do Imigrante, responsável por encaminhar esse processo junto aos estrangeiros, terá maior agilidade no processo. Além do mais, a Polícia Federal irá ministrar um Workshop com todos os passos necessários para o procedimento correto de encaminhamento dos documentos.
A secretária Especial da Coordenadoria do Imigrante, Ednea Paim, lembra que Canoas já encaminha documentação, mas que a legitimação ainda é demorada por conta da burocratização no processo. “Essa parceria com a Polícia Federal é fundamental para agilizar o andamento da documentação dos imigrantes, pois muitos deles tem dificuldades em entender o site da Polícia Federal e deslocar-se até Porto Alegre em busca de informações”, ressaltou.
Participaram da reunião a secretária da Coordenadoria do Imigrante de Canoas, Ednea Paim, e a assessora Thaís Fernandes, o agente da Polícia Federal/Responsável do NRE/Delemig, Dagoberto Lucas Barreto, e a assessora Francielli de Oliveira Fialho.