Carnaval 2023: definida a ordem dos desfiles das Escolas de Samba de Canoas

Integrantes das Escolas de Samba foram recebidos na Secretaria de Cultura

Foto: Gustavo Garbino

O Carnaval de Canoas está chegando e os preparativos não param. Na noite desta quarta-feira (22), em reunião na Secretaria Municipal da Cultura, foi definida a ordem dos desfiles das Escolas de Samba, dos grupos de acesso e especial, que entrarão na Avenida Inconfidência no dia 02 de Abril, das 17h às 23h30. Questões como carros alegóricos, penalidades e comercialização de alimentos e bebidas também ficaram acertadas.

O desfile iniciará pelo grupo de acesso, com a Império da Mathias abrindo a avenida às 17h. O encerramento acontece às 22h45, com a Escola de Samba Soares desfilando. O espaço que as escolas terão para desfilar será na Avenida Inconfidência, entre as ruas Felipe de Noronha e São Pedro. O Carnaval 2023 é uma realização da Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Cultura. Para quem quiser acompanhar os desfiles, o acesso será gratuito.

Na reunião, foi definido que não haverá carros alegóricos. Também ficou determinado que não haverá penalidade para quem não cumprir o horário de início e o tempo de desfile, porém será reduzido o tempo da escola na avenida, fechando o horário previsto da programação. O número mínimo de integrantes no acesso será de 100 participantes e no especial, 150 participantes. Haverá penalidade no caso de descumprimento do número mínimo de componentes. A escola que descumprir, perderá a prioridade na escolha na ordem do desfile para o Carnaval de 2024.

Segundo o Secretário da Cultura, Eduardo Paim, a retomada do Carnaval de Canoas é extremamente importante para o fomento da cultura local. “Todos nós amamos o Carnaval e sabemos que ele pode ser de alto nível, por isso, estamos trabalhando nessa retomada. O Carnaval de 2023 vai ser muito importante para reestruturamos esse marco cultural na cidade e podermos potencializá-lo a cada ano”, destaca.

A expectativa para o Carnaval está altíssima, conforme a presidente da Escola de Samba Unidos do Guajuviras, Solange Evangelista. “A expectativa está enorme. Estamos tendo várias reuniões e todos estão ansiosos com essa volta. Como ficamos mais de dois anos sem desfilar, vamos começar devagarinho, mas esperamos que no próximo ano a gente consiga algo maior. O povo canoense merece que essa cultura popular continue”, comenta.

Confira a ordem dos desfiles:
17h – Império da Mathias
17h45 – Pérola Negra