Casa Lilás será reinaugurada com solenidade no Dia Internacional da Mulher

Foto: Thiago Guimarães

Comemorar o Dia Internacional da Mulher, reabrindo a Casa Lilás e oferecendo apresentações artísticas às participantes. É com este intuito que a Coordenadoria das Mulheres de Canoas fará um encontro no dia 8 de março. O evento será às 16h, na sede que está localizada na avenida Boqueirão, 2170, Igara. A iniciativa abre uma série de atividades que ocorrerão ao longo do mês, buscando comemorar as conquistas, mas também refletir sobre os desafios que as mulheres ainda enfrentam na sociedade.

“Vamos reinaugurar a Casa Lilás, porque esse espaço é muito especial para nós e faremos esse evento com muita alegria. Também oferecemos dez cursos a partir de março e qualquer mulher poderá fazer, recebendo certificado de conclusão. Tendo uma renda, elas poderão deixar o agressor. Então, a Casa Lilás é um importante ponto de recomeço para muitas delas”, celebrou a titular da pasta, Angela Calixto.

Entre as atividades do evento, haverá apresentações artísticas dos corais Vozes da Sabedoria e Escola Criança Esperança. O Coletivo de Mulheres Renascer em Dança também participará da iniciativa. Além da reabertura da sede da coordenadoria no dia 8, outras ações serão realizadas durante o mês, como um chá e desfile com meninas e adolescentes, aulão de zumba e o seminário de capacitação.

Seminário

A Coordenadoria também organiza, para o mês de março, o II Seminário Redes no Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Os debates serão no dia 11 e objetivam propor reflexões para as ações de combate às opressões e violências vividas por meninas e mulheres.

Aos interessados, as inscrições podem ser feitas pelo formulário online, no link https://abrir.link/qnhlJ. As vagas são limitadas e abertas ao público em geral. O evento é gratuito e também arrecadará produtos de higiene para doação às mulheres vítimas de violência.

Confira a programação completa do Mês da Mulher:

08/03 – Reinauguração da Casa Lilás, 16h
Atividades artísticas com os grupos Coral Vozes da Sabedoria, Coral Escola Criança Esperança e Grupo Renascer em Dança.
Local: Avenida Boqueirão, 2170, Igara

11/03 – II Seminário da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
13h – Credenciamento
13h30 às 14h – Mesa de abertura
14h – Mesa Mulheres em Situação de Violência: Escuta, Cuidado e Acolhimento
Palestrantes: Júlia Zamora (psicóloga integrante do Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas da PUCRS) e Felipe Almeida (Unilasalle).
Mediação: Ana Júlia Saldanha (psicóloga do Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Patrícia Esber).
15h20 às 15h35 – Intervalo e apresentação do Coral Vozes da Sabedoria
15h35 – Mesa Diálogos Necessários: Uma Reflexão Sobre o Enfrentamento da Violência Contra Mulheres e Meninas do Rio Grande do Sul
Palestrantes: Ivana Machado Moraes (Promotora do Ministério Público do Rio Grande do Sul e Coordenadora do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do RS) e Liseane Hartmann (Defensora Pública e Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher).
Mediação: Cíntia Nascimento (Coordenadora do Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Patrícia Esber).
Local: Auditório Bruno Ruedell, na Universidade La Salle (Avenida Victor Barreto, 2288, Centro)

13/03 – Desfile Lilás, 14h
Atividades com meninas e adolescentes vinculadas ao grupo Renascer em Dança
Local: Casa Lilás (Avenida Boqueirão, 2170, Igara)