Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/01/visitas-nedy_reduzidas_gustavo-garbino-23.jpg

Castramóvel atende mais de 120 animais na primeira semana de operação no Loteamento Prata

O veículo realiza esterilizações e atendimentos veterinários em animais de rua ou tutelados por famílias inscritas no CadÚnico
Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino/PMC

Na primeira semana de operação no Loteamento Prata, no Bairro Fátima, o Castramóvel realizou a castração de 61 animais e 63 atendimentos clínicos. O veículo da Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea), realiza esterilizações e consultas veterinárias em animais de rua ou tutelados por famílias inscritas no CadÚnico.

O Castramóvel permanece estacionado no pátio da EMEI Idara Rocha, na Rua Alan Kardec, 340, até o dia 3 de fevereiro. O atendimento funciona nas segundas-feiras, das 13h às 17h, de terça a quinta-feira, das 9h às 17h e nas sextas-feiras das 8h às 13h. Para realizar a castração, é necessário fazer agendamento prévio, no próprio local.

Após o dia 6 de fevereiro, o veículo irá para a EMEF Paulo VI, na Av. Eng. Irineu Carvalho Braga, 2781, também no Bairro Fátima.

Benefícios para a comunidade

Para a moradora do Prata, Eloisa Pires da Silva, 52 anos, o serviço é de grande ajuda para os animais e toda a comunidade. “Para nós, está sendo ótimo. Na nossa região, infelizmente, há muitos animais de rua e a castração vai ajudar bastante. Aqui também acaba sendo um pouco afastado de onde a Secretaria faz esses atendimentos, então, trazer esse serviço até a comunidade ajuda bastante”.

Importância do atendimento descentralizado

De acordo com a secretária adjunta da Sebea, Fabiane Borba, o Castramóvel é uma importante ferramenta para levar os atendimentos para os lugares mais distantes. “Buscamos descentralizar esses atendimentos, principalmente em regiões mais carentes e com grande demanda de castrações. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais este serviço, que é de grande importância para os animais e para toda a comunidade”.

Com capacidade para realizar 1.500 procedimentos por ano, o veículo conta com salas de antissepsia/paramentação, cirúrgica, pós-cirúrgica e de recuperação. O Castramóvel ainda tem serviços de climatização, sistema de combate a incêndio e segurança, balança digital, macas, entre outros equipamentos.

Texto: Gabriel Amaral – PMC
Edição: Valéria Deluca – PMC