Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/11/10-11-CASTRA-MOVEL-PAQUETA_Gustavo-Garbino-29.jpg

Castramóvel realiza primeiros atendimentos na Praia do Paquetá

Ao todo, 10 castrações foram realizadas no primeiro dia de funcionamento do veículo
Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

O Castramóvel realizou, na manhã desta quinta-feira (10), os primeiros atendimentos na Praia do Paquetá. Ao todo, foram 10 cães castrados pelos profissionais da Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea).

O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, conferiu de perto o início das atividades do veículo que tem como missão descentralizar o procedimento em todos os quadrantes da cidade. “O Castramóvel vai permitir ampliar as castrações em Canoas, especialmente nos lugares mais distantes e com mais casos de vulnerabilidade social”.

O veículo tem capacidade para realizar 1.500 procedimentos por ano e conta com sala de antissepsia/paramentação, salas cirúrgica, de pós-cirurgica e recuperação, climatização, sistema de combate à incêndio e segurança, balança digital, macas, entre outros equipamentos.

Dia histórico

Para a secretária Especial de Bem-Estar Animal, Cristiane Fagundes, o veículo vai possibilitar avançar na política de esterilizações, aumentando o número de animais atendidos, principalmente nos lugares onde existem mais animais de ruas. “Hoje é mais um dia histórico e muito esperado para o bem-estar animal de Canoas. Ver o Castramóvel em funcionamento aqui é a realização de um sonho e de uma luta de muitos anos. É uma vitória coletiva de todos nós, é algo que me emociona muito”.

Para Rosane Resende Dias, tutora do cão Jimmy, a iniciativa vem em boa hora, uma vez que a Praia do Paquetá é um dos lugares em que mais se abandona animais na cidade. “Muitos vem aqui, principalmente no período de férias, e abandonam seus cães e gatos. A gente tenta sempre ajudar todos, mas como são muitos é muito complicado e caro pra nós. Como não temos como levar os animais até a Sebea, fica bem difícil. Então, ter o Castramóvel vindo aqui vai ajudar muito todos nós. Acho que agora poderemos resolver boa parte do problema”. 

Investimento

O investimento total para aquisição do Castramóvel foi de R$ 137.600,00. O Município recebeu uma emenda parlamentar no valor de R$ 168.497,00, obtida com o intermédio do Escritório de Projetos (Epro) de Canoas. O valor que sobrou, após a compra do veículo, foi devolvido para os cofres do Tesouro Nacional.

Castrações gratuitas

De janeiro de 2021 até outubro deste ano, a Prefeitura de Canoas castrou um total de 7.020 animais. A previsão é que, até o final de 2022, mais de 8.000 animais passem pelo procedimento de forma totalmente gratuita.

Escritório de Comunicação PMC

Mais fotos:

[addtoany]