Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/Arte_Materia_CECA30.png

CECA 30 anos: Prefeitura de Canoas realiza evento em comemoração à história da competição nesta sexta-feira

As Competições Escolares Canoenses (CECA) completam 30 anos e para comemorar este marco do esporte da cidade, a Prefeitura de Canoas vai realizar o lançamento do evento nesta sexta-feira (01), a partir das 10h, no Teatro do SESC (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro).

O lançamento vai fazer um resgate da história do CECA, através de homenagens para pessoas que fizeram parte da competição. Haverá também a participação de atletas profissionais para um bate-papo sobre a importância do esporte escolar e da atividade física para os jovens.

O ex-jogador de vôlei e campeão Olímpico, Gustavo Endres; o treinador da Associação Gaúcha de Futsal para Cegos e Pentacampeão Brasileiro Rafael Astrada de Dorneles; o secretário adjunto de Esporte e Lazer do RS, Bruno Ortiz Porto; e o secretário de Esporte e Lazer de Canoas, Carlos Lanes, vão debater o tema, com a mediação do secretário adjunto de Esporte do Município, Jerson Cunha.

“É um momento não só de comemoração, mas de reflexão também. Temos em Canoas um histórico esportivo muito forte e conectado com a competição. O CECA é um berço esportivo para os futuros atletas do Município”, disse Jerson Cunha.

CECA 2022
O CECA é uma competição para alunos de 11 a 17 anos da rede pública e privada de ensino. As inscrições para a competição deste ano serão abertas a partir desta sexta-feira, 1º de julho. Os jogos estão previstos para iniciarem a partir da segunda quinzena de agosto.

Mini Esportes e Cequinha
Dentro do CECA, há os Mini Esportes e o Cequinha. O primeiro é realizado para crianças de 8 a 10 anos da rede pública e privada, visando estimular a prática esportiva dos alunos desta faixa etária.

Já o Cequinha é realizado para crianças de 5 a 7 anos das Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal.

CECA 30 Anos
Criado em 1990, as Competições Escolares Canoenses surgiu de uma pesquisa realizada em 1989, que apresentou a necessidade de aumentar a participação da comunidade escolar nos torneios. A competição era realizada em seis bairros: Mathias Velhos, Guajuviras, Estância Velha, Niterói, Rio Branco e Centro, visando descentralizar o CECA.

As modalidades de Voleibol e Futsal eram realizadas por regiões, com um torneio final com os vencedores. Atletismo, Basquetebol, Handebol, Futebol e Xadrez ocorriam em um torneio ainda centralizado. 

O CECA foi modelo para os jogos escolares de diversas cidades do Rio Grande do Sul. No ano de 2000, passou a ser realizado em torneios separados por rede de ensino: municipal, estadual e privada. Em 27 de setembro de 2010 é criada a Lei 5538, que oficializou o CECA como parte do calendário escolar de Canoas, valorizando ainda mais a competição.

Em 30 anos de jogos, houve um aumento gradativo das modalidades esportivas, além de um aumento expressivo nas participações dos alunos. Na última edição, realizada em 2019, antes da pandemia, o evento contou com a participação de 5.847 alunos de 73 escolas das redes pública municipal e estadual, além da rede privada de ensino.

Escritório de Comunicação - PMC

[addtoany]