A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Escola Permanente de Formação Docente Professor Darcy Ribeiro, promoveu, nessa quarta-feira (09), a formação ‘Estudo sobre os Contos de Fadas’ para professores dos anos iniciais da rede de ensino de Canoas. O evento foi realizado no Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) Prof Ana Lúcia e contou com a presença de 90 docentes.
A palestrante e escritora, Marô Barbieri encantou os docentes ao contar histórias e explorar a origem dos contos de fadas e apresentar possibilidades de intervenções com os estudantes. Autora de mais de 30 obras infantis, foi patrona da Feira do Livro de Porto Alegre em 2019. Além da palestra e formação dos professores, duas estantes de livros infantis foram doadas aos dois CEIAs, Prof Ana Lúcia e Prof Dirneide Goulart.
A formação surge com o projeto Estante de Histórias, como explica Vera Shida, diretora da VR Projetos. “O projeto é formado por três ações diretas: entrega da estante com 100 livros infantis, diversos adereços que contribuem com o trabalho de incentivo à leitura em sala de aula e formação para os professores onde são apresentadas estratégias de promoção à leitura e atividades para a contação de histórias para os estudantes. Além disso, também oferecemos um site com diversas atividades para os professores e alunos trabalharem”, destaca.
A formadora de referência dos projetos dos Anos Iniciais, na Escola de Formação Darcy Ribeiro, Kelly Rebelo, ressalta que o encontro foi o encerramento de uma série de formações realizadas ao longo do ano e reflete sobre a importâncias do incentivo à leitura literária e o compartilhamento de práticas que promovem a construção do hábito de leitura.
O projeto, que está na sétima edição, é realizado pela VR Projetos, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo.