Celulares apreendidos em casas prisionais serão entregues para auxiliar aprendizagem de alunos da rede municipal de ensino

Definições foram decididas em reunião nesta semana entre o prefeito e representantes do Governo do Estado.

Foto: Alisson Moura - Ecom/PMC

No atual cenário de pandemia da Covid-19, a educação se faz extremamente importante para superar a crise. Historicamente, os alunos são uma importante via de conexão entre a sociedade e o poder público. O projeto visa oferecer a possibilidade aos alunos da rede pública municipal de terem acesso a plataformas de educação, conteúdos e programas governamentais.

Em parceria com a Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (SUSEPE/RS) e com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAPEN), o programa vai doar aparelhos celulares que são apreendidos dentro das casas prisionais para alunos da rede municipal de Canoas. Os telefones serão entregues após liberação da Polícia Civil e da Justiça. As primeiras entregas deverão acontecer dentro de 60 dias.

Para o secretário da Cidadania, Paulo Bogado, o que antes servia para o mal, agora vai servir para ajudar milhares de crianças que não possuíam acesso a ferramentas tecnológicas de ensino. “A destinação de material que outrora auxiliava práticas criminosas auxiliará na possibilidade de mudar uma vida através da educação, tornando este projeto não apenas um meio de dar um destino mais nobre aos aparelhos apreendidos, mas sim como ferramenta de transição social”, afirmou.

O programa atende anseios sociais e humanos mais intrínsecos e importantes do que se imagina.  A possibilidade de diminuir a diferença entre o ensino privado para o ensino público, ainda que muito sensível, mas somado a outras práticas, representa uma transformação de vida em milhares de pessoas, o que significa uma mudança social significativa. A educação é fundamental para superar a crise sanitária que assola não apenas o estado do Rio Grande do Sul, mas o mundo todo, assim como é fundamental para adquirirmos novos horizontes no que tange o ensino público.

A secretária da Educação, Sônia Rosa, detalhou que as doações dos aparelhos vão ajudar muito quem mais precisa. “Dado o desafio do ensino remoto em tempos de pandemia, esta iniciativa de doação de celulares para os alunos amplia as condições de acesso às atividades pedagógicas”, enfatiza. No dia 27 de maio, o secretário estadual da Administração Penitenciária, Mauro Hauschild, se reunirá com o prefeito Jairo Jorge para tratar demandas relativas à APAC de Canoas.

Escritório de Comunicação - PMC