Esse navegador ou sistema operacional não suporta síntese de áudio.
Compartilhe
A Centelha da 89ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria chegou a Canoas nesta quinta-feira (20), em cerimônia realizada no V Comando Aéreo Regional (V COMAR), no bairro Fátima. Durante o ato, foi realizada a apresentação da Centelha e o acendimento da pira.
Representando o prefeito Airton Souza, o secretário-chefe de Gabinete, César Moreira, participou da solenidade. Também estiveram presentes o comandante do V COMAR, major-brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, representantes da instituição e o comandante do Eixo Metropolitano da Liga da Defesa Nacional (LDN), Márcio Fagundes Hemmig.
A Centelha permanecerá sob a guarda do V COMAR até o dia 1º de setembro, quando será conduzida ao Paço Municipal para o ato oficial de abertura da Semana da Pátria. Antes disso, no dia 30 de agosto, Canoas realiza o Desfile Cívico, que integra a programação alusiva às comemorações da Independência do Brasil.
Promovida pela Liga da Defesa Nacional, a Corrida do Fogo Simbólico percorre municípios gaúchos levando a chama que simboliza as comemorações do 7 de Setembro. A entidade, criada pelo poeta Olavo Bilac, atua na valorização do civismo, dos símbolos nacionais, da cultura e da história brasileira.
Em 2026, a programação tem como tema nacional os 400 anos dos Sete Povos das Missões. No Rio Grande do Sul, o tema é 185 anos da Polícia Civil. Em Canoas, as atividades terão como tema “Canoas minha Terra, Município de Valor | Cidade Acolhedora”.
A cerimônia também contou com a participação de estudantes da EMEF Ícaro e de jovens do Partiu Futuro Reconstrução