Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/14-06-inauguracao-casc-alisson-moura-51.jpg

Centro de Atenção à Saúde da Criança realiza mais de 1 mil atendimentos em uma semana

Download Imagem Original

Foto: Alisson Moura/PMC

A primeira semana de serviços no Centro de Atenção à Saúde da Criança contabilizou 1.054 atendimentos entre consultas médicas e de enfermagem, realização de testes da Covid, encaminhamentos e transferências. Ao todo, 439 crianças necessitaram de consulta médica e a maioria apresentava sintomas de resfriado, infecção das vias aéreas superiores e faringites, doenças comuns nesta época do ano.
O secretário municipal da Saúde, Aristeu Ismailow, explica que o espaço está cumprindo seu papel, sendo mais uma alternativa para atendimento de crianças. “Inicialmente, o Centro foi aberto em caráter temporário, para funcionar durante os meses de inverno, no qual temos a maior demanda. Mas, ao final do período, avaliaremos se ficará como um espaço permanente”, explica.

Seis médicos, além de equipes de enfermagem, atuam no local, que presta atendimento para crianças de zero a 12 anos, que apresentem casos leves ou moderados. As consultas acontecem até às 20h. Caso o paciente chegue próximo ao horário de fechamento da unidade e for avaliado que o caso não é de urgência, será agendado retorno para o outro dia pela manhã, com hora marcada. Desta forma, não precisará passar novamente pelo acolhimento e triagem.

Unidades de saúde aos sábados
Para suprir a demanda infantil, a Administração também implantou a abertura de uma unidade de saúde em cada região, aos sábados. O objetivo é ampliar as alternativas de atendimento infantil, proporcionando que pais e responsáveis que não conseguem levar os pequenos ao médico durante a semana, tenham a opção de levar ao final de semana. Para este atendimento, é necessário fazer o agendamento prévio na própria unidade de saúde que estará aberta, como também com as equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Neste sábado, 25 de junho, as unidades abertas serão a Guajuviras, Vila Fernandes, Boa Saúde e Mathias Velho. Os serviços acontecem das 8h às 16h.

Serviço
Centro de Atenção à Saúde da Criança
Rua Guilherme Schell, 6184, Centro

Unidades de saúde com atendimento no sábado, 25/06
Quando: 25 de junho
Hora: 8h às 16h

Onde
Boa Saúde: Rua Boa Saúde, 1640 – Bairro Rio Branco
Guajuviras: Av. Principal, 1991 – Bairro Guajuviras
Mathias Velho: Av. Rio Grande do Sul, 1615 – Bairro Mathias Velho
Vila Fernandes: Rua Gomes Freire de Andrade, 1036 – Bairro Niterói

Escritório de Comunicação/PMC