O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) de Canoas chegou a mais uma marca positiva desde a sua reabertura, em maio do ano passado. Após passar por uma reforma completa em sua estrutura, o local virou referência para outros municípios gaúchos e realizou, até agora, mais de seis mil atendimentos, entre consultas, castrações e emergências.
Os números não deixam dúvidas: a cidade de Canoas também é amiga dos animais. Prova disso são as mudanças nos serviços prestados, imprescindíveis para que a população de animais abandonados diminua. “Desde o dia em que reabrimos o CBEA, realizamos 2.857 consultas por agendamento, 2.470 castrações e atendemos 1.026 casos de emergência”, afirma a diretora do CBEA, Mari Cancelli dos Santos.
Ainda estão no CBEA, prontos para adoção, 109 cães, oito gatos e seis cavalos. A direção também informa que o CBEA promove férias de adoção dentro da própria sede. O objetivo é atrair famílias que querem adotar um bichinho de estimação, mas não sabem, exatamente, onde encontrá-lo. Desde a reabertura, já foram adotados 213 animais: 142 cachorros, 57 gatos e 19 cavalos.
Os interessados em adotar um novo amigo não precisam esperar pelas feiras de adoção. O Centro de Bem-Estar Animal, localizado na Avenida Boqueirão, número 1985, recebe visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para formalizar a adoção, o tutor deve apresentar um documento de identidade e o comprovante de residência, além da assinatura do termo de posse.
Já a castração só ocorre mediante agendamento. Neste caso, os munícipes devem portar CPF, RG, comprovante de residência e o CadÚnico atualizado.
Como funciona?
Atualmente, o CBEA é administrado pela Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). É importante lembrar que o CBEA não recolhe animais e nem realiza atendimento veterinário gratuito a animais que tenham tutor. Somente ingressam no centro os animais que, em virtude de maus-tratos, foram retirados dos tutores, os quais responderão criminalmente por seus atos. Esses animais, após recuperados, são destinados à adoção.
O CBEA não é um hospital veterinário, seus objetivos são o incentivo às adoções e a castração dos animais, com a finalidade de reduzir a população de animais de rua no município.