A partir desta segunda-feira (10), os centros de testagem para Covid-19 de Canoas atendem em novo endereço. Os serviços, antes instalados em escolas, passam a funcionar em unidades básicas de saúde (UBSs). Apenas a Unidade Móvel da Praça do Avião não sofreu alteração de endereço.
O atendimento permanece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a disponibilização de dois tipos de teste: teste rápido de anticorpos e RT-PCR, realizado mediante apresentação de requisição médica.
Confira os novos locais
UBS CAIC – R. Vinte e Um de Março, 100, Setor 4 A, Bairro Guajuviras
UBS União – R. São Borja, 395, Bairro Mathias Velho
UBS Nova Niterói –R. Quaraí s/n°, Bairro Niterói
UBS Imaculada – R. José de Alencar, s/nº, Bairro Rio Branco
Centro de Testagem Móvel – Praça do Avião, Centro
50 mil testes em dois meses
Abertos pela Prefeitura no dia 4 de março, os centros de testagem de Canoas alcançaram, na sexta-feira (7), a marca de 50 mil exames em dois meses de funcionamento. Canoas é uma das cidades que mais testa a população para o novo coronavírus. Ao todo, soma 146.870 testes, desde o início da pandemia, segundo o boletim epidemiológico de domingo (9). O número de testes realizados em 2021 – 90.406 -supera o total realizado em dez meses de 2020.
Com a testagem em massa, é possível identificar, principalmente, os casos assintomáticos, que acabam circulando e transmitindo o vírus, sem saber que estão infectados. Também possibilita aos que tiveram contato com essas pessoas se testarem, além de permitir identificar casos mais antigos de contaminação pelo coronavírus.
A aquisição de testes pelo município nos últimos meses permitiu a ampliação do número de exames. A Prefeitura comprou 100 mil testes rápidos IGG-IGM e 9,5 mil de detecção de antígeno. Além disso, foram recebidos do governo federal 211 mil RT-PCR e 3,5 mil testes rápidos.
Total de testes realizados
2020 – 56.464
2021 – 90.406 (até 9/5)
Total: 146.870