Cequinha tem número recorde de escolas inscritas para edição 2019
O Cequinha, jogos escolares municipais para alunos com idades de 5 a 7 anos, conseguiu superar o número de inscrições dos anos anteriores. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) tinha a expectativa de trabalhar com o número máximo de 36 escolas nesse ano, uma média positiva que superaria o número de inscritos de 2018, de 32 escolas.
Nesse caso, a realidade foi melhor que a expectativa, com 44 escolas fazendo a inscrição para que os pequenos atletas possam ter o primeiro contato com o esporte. “Ficamos muito felizes com esse aumento na procura das escolas pelo Cequinha, pois compraram a ideia de fazermos novamente de Canoas a cidade do esporte”, afirmou Edson Luís Kurylak, responsável pelo Cequinha.
O Cequinha nada mais é do que a inserção de crianças menores no mundo esportivo. O calendário esportivo do município dá a oportunidade das crianças de caminharem no mundo dos esportes gradualmente. Após o Cequinha, onde são apresentados para os fundamentos das modalidades, os alunos de 8 até 10 anos disputam os Minijogos Metropolitanos.
Segundo Kurylak, as iniciativas de formação e conhecimento dos esportes para crianças abaixo dos 12 anos é uma forma de preencher uma lacuna para incentivar a prática de esporte que, atualmente, tem a concorrência das redes sociais. Acima dos 11 anos, os alunos iniciam sua participação no Ceca, Competições Escolares Canoense, e, aqueles que se destacam, são convidados a participar das equipes de treinamentos do Programa Talentos do Esporte.
Capacitação em Miniesportes e Esporte Educacional
Para que essa inserção seja um sucesso, a Diretoria de Esportes promove uma capacitação para professores e acadêmicos, em miniesporte e esporte educacional. A formação é ministrada no Centro Olímpico Municipal para 48 professores das instituições de ensino de Canoas