Entre os dias 4 e 8 de julho, a operação Choque de Limpeza atendeu os bairros Fátima, Rio Branco e Mato Grande, somando o recolhimento de 129 caminhões de lixo. O volume equivale a 988 toneladas de materiais que foram descartados de forma irregular nas ruas da cidade.
O descarte irregular de resíduos em ruas, calçadas, praças, terrenos públicos ou privados, valas, entre outros, é ilegal. O infrator está sujeito a multas progressivas a partir de R$ 746,86, além da obrigatoriedade de remoção e destinação dos resíduos, conforme Código Municipal de Limpeza Urbana.
Manter a cidade limpa é responsabilidade de todos. Faça você também a sua parte. O descarte correto de resíduos sólidos deve ser realizado em um dos 5 ecopontos localizados na cidade. Os locais abrem, diariamente, (incluindo sábados, domingos e feriados), das 8h às 12h e das 13h às 18h.
Confira os endereços dos 5 Ecopontos:
Ecoponto Nazário
Nordeste | Guajuviras
Local: Estrada de acesso ao aterro sanitário
Ecoponto Esperança
Nordeste | Igara
Local: Avenida Esperança, 19 – Bairro Igara
Ecoponto Espumoso
Noroeste | Mathias Velho
Local: Rua Espumoso, 315 – Bairro Mathias Velho
Ecoponto Rio Branco
Sudoeste | Rio Branco
Local: Rua Hermes da Fonseca, 1770 – Bairro Rio Branco
Ecoponto Niterói
Sudeste | Niterói
Local: Rua Paulo Fonteles, s/n – Bairro Niterói
Para mais informações sobre os ecopontos e quais tipos de materiais podem ser descartados, acesse www.canoas.rs.gov.br/servicos/ecopontos/.
Choque de Limpeza
Realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, com apoio das pastas de Meio Ambiente, Transportes e Mobilidade e subprefeituras, a operação Choque de Limpeza atua, semanalmente, na retirada de entulhos e descarte irregular de resíduos em determinados bairros.