O Circuito Cultural deste domingo (28), em Canoas, terá uma programação especial para marcar o Dia da Visibilidade Lésbica, com atrações a partir das 16h, na Antiga Estação de Trem (Av. Victor Barreto, 2301 – Centro). As atividades serão realizadas em parceria entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria Adjunta de Diversidade e Comunidades Tradicionais, com entrada gratuita.
A cantora, compositora e musicista canoense Lenny Barcellos, que faz shows em diversas localidades do Rio Grande do Sul, fará uma apresentação musical em voz e violão, e o grupo PanaPaná apresentará o espetáculo teatral Frida Khalo, contanto um pouco da trajetória da pintora surrealista mexicana.
Também haverá o lançamento da mostra de fotos que retratam mulheres lésbicas em sua área de atuação profissional. A intenção é mostrar que essas mulheres estão em todos os lugares, sem medo de exposição, pois muitas acabam se escondendo por receio de repercussões como perda do emprego ou até mesmo a geração de dúvidas quanto a sua capacidade profissional.
O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica foi estabelecido no Brasil por ativistas lésbicas, tendo como referência o dia em que foi realizado o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), em 29 de agosto de 1996. A data marca um momento de lutas e resistência, já que a discriminação das pessoas LGBT é materializada muitas vezes em assassinatos, agressões físicas e verbais, além de limitar o acesso a direitos básicos.
Circuito Cultural
O Circuito Cultural busca garantir o acesso à arte, descentralizando as atividades em diferentes espaços do município. As atrações seguem sempre aos domingos, em diferentes espaços culturais, praças e parques da cidade.
Serviço
O quê: O Circuito Cultural
Quando: Domingo, 28 de agosto, a partir das 16h
Onde: Na Antiga Estação de Trem, Av. Victor Barreto, 2301 – Centro
Clique aqui para ver como chegar.