A aula inaugural do Projeto EcoAtivos ocorreu nesse sábado (24), na Ulbra. Participaram do lançamento do programa dezenas de professores da rede municipal de ensino. A iniciativa prevê a formação aos docentes sobre consumo sustentável, destinação de resíduos e outras questões relacionadas ao meio ambiente. Esses conhecimentos, depois, serão compartilhados com alunos da rede e irão servir como base teórica para projetos de sustentabilidade que serão implementados em instituições de ensino.
O secretário Municipal das Relações Institucionais, Airton Souza, representou o prefeito Luiz Carlos Busato e a vice-prefeita, Gisele Uequed, na abertura das atividades. “Nesta formação, vocês estão se preparando para melhor atender a comunidade escolar. A educação é a principal ferramenta dos governos que querem melhorar a qualidade de vida da população. Aqui em Canoas, estamos investindo pesado em educação, mas temos consciência de que ainda há muito a avançar”, afirmou o secretário.
A diretora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (SME), Cristiane De Boite, também saudou os participantes do Projeto EcoAtivos e expressou o desejo de que a iniciativa contribua para um avanço na área ambiental em Canoas. “Que esse projeto inspire os professores, para que possam replicar o conceito de sustentabilidade aos nossos alunos, que são o nosso futuro”, assinalou.
Os educadores que participarem do curso terão a missão de multiplicar as informações em suas escolas e também de coordenar projetos de boas práticas ambientais, com participação de alunos e comunidade escolar. Cada escola desenvolverá um projeto próprio, que será inscrito no concurso Desafios Criativos da Escola, no segundo semestre deste ano, e os vencedores receberão premiações.
Projeto EcoAtivos
O EcoAtivos é um projeto implementado atualmente em 500 escolas públicas do Brasil. A iniciativa, desenvolvida pelo Instituto Alana, está inserida no Programa Criança e Consumo, que tem a parceria do Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente. A Prefeitura de Canoas assinou o primeiro termo de cooperação com o Projeto EcoAtivos em novembro do ano passado e vai colocar em prática as ações a partir de 2018. Inicialmente, serão contempladas 27 escolas municipais de ensino fundamental de Canoas.