Na última semana, integrantes da Comissão de Transição fizeram uma visita técnica nos municípios com equipamentos de saúde administrados pelas instituições que atuarão em Canoas. O objetivo foi conhecer a estrutura e os serviços prestados. O secretário da Saúde, Maicon Lemos, acompanhado da diretora jurídica Tatiani Pacheco e do interventor da saúde, Regis de Oliveira Júnior, estiveram em Ribeirão Pires (SP) conhecendo o serviço da UPA 24 Horas Santa Luzia. O local é gerenciado pela Biogesp (Associação de Gestão e Execução de Serviços Públicos e Sociais), que, em Canoas, será a responsável pelas UPAs Hugo Simões Lagranha e Liberty Dick Conter. Eles se reuniram ainda com o secretário de Saúde de Ribeirão Pires, Audrei Rocha.
Após, os designados pelos prefeitos Jairo Jorge estiveram em Pindamonhangaba (SP), onde visitaram o Hospital de Pronto Socorro gerenciado pela ACENI (Instituto de Atenção à Saúde e Educação). Antes disso, a secretária Ana Claudia Macedo dos Santos e a diretora Gislaine Cristina da Silva Costa receberam o grupo na Secretaria Municipal de Saúde.
Em Montes Claros (MG), a comitiva canoense conheceu a estrutura do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira. O local atende, prioritariamente, pacientes do SUS em média e alta complexidade, e é administrado pela FUNAM (Fundação Educacional Alto Médio São Francisco), que assume a gestão do Hospital Universitário de Canoas (HU).
Em Porto Alegre, a visita foi ao IBSAÚDE (Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano), que assumirá a gestão dos CAPS Recanto dos Girassóis, Travessia, Novos Tempos e Amanhecer.
Em todas as visitas, foi constatada a qualidade dos serviços prestados, a capacidade de gestão destes equipamentos de saúde e a satisfação de usuários e profissionais que atuam. A avaliação é de que o atendimento prestado é apropriado para Canoas.