Comunidade agradece passagem do Mutirão de Limpeza pelas ruas da cidade

Comunidade agradece passagem do Mutirão de Limpeza pelas ruas da cidade Foto: Dona Angela Kirsten Fotografo: Renan Caumo

O Mutirão de Limpeza completou o quarto dia de ação com uma super força-tarefa para eliminar de vez os entulhos e galhos deixados pelo temporal de janeiro, além de descartes irregulares de lixo. O cronograma de trabalho foi definido pelo prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, com as secretarias de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, além das subprefeituras. As equipes atuaram nas regiões Nordeste e Sudeste, simultaneamente nesta quinta-feira (29).

Angela Kirsten, que vive há 50 anos na rua Goiás, agradeceu ao prefeito e a iniciativa. “Estamos vendo o empenho da Prefeitura em melhorar a cidade”. Para Beatriz Martins, moradora da rua Primeiro de Março, a ação é motivo de comemoração. “Eu tinha visto a limpeza ali no loteamento João de Barro e fiquei sabendo que seria em toda a cidade. Fiquei muito feliz pela atenção aqui na minha rua”.
A moradora do bairro Niterói, Ana Barbosa dos Santos destacou os resultados que já estão sendo percebidos. “O pessoal estava trabalhando ali na rua Garibaldi. Limpando tudo! O mutirão está dando resultado. A cidade fica mais bonita”. O morador do loteamento Moinhos de Vento, no bairro Estância Velha, há 15 anos, Pedro Lopes, salientou que a limpeza gera a sensação de segurança. “Parabéns para esta ação da Prefeitura que agora está indo aos bairros de forma mais efetiva. Esta limpeza traz mais sensação de segurança a todos”, afirma.

Descartar o lixo corretamente
O secretário especial do Gabinete do Prefeito, Márcio Bittencourt lembra que algumas pessoas insistem em destacar o lixo irregular, gerando uma série de problemas para a sociedade, como o mau cheiro, surgimento de doenças, pragas urbanas e bueiros entupidos que em alguns casos geram alagamentos. “Contribuir com a manutenção da limpeza urbana é um ato de cidadania”.
Entre os hábitos básicos, destaca o secretário, estão a separação de resíduos, descarte de materiais em lixeiras públicas e a solicitação de reparos ou retirada de vegetação em calçadas, praças e jardins para maior mobilidade. “Pequenas atitudes como essas, tornam o espaço público mais limpo, saudável e favorável à população. Em Canoas, temos cinco Ecopontos que são os locais de descarte apropriados na cidade”, lembrou.

Confira os endereços:
Ecoponto Nazário: Estrada Passo do Nazário – Acesso ao aterro sanitário – bairro Guajuviras
Ecoponto Esperança: Avenida Esperança, 1346 – bairro Igara
Ecoponto Espumoso: Rua Espumoso, 315 – bairro Mathias Velho