Para entrar de vez no clima natalino, o Fórum de Economia Solidária de Canoas sediou uma oficina para confecção de bonecos de Papai Noel. A atividade aconteceu na tarde desta terça-feira (22), no Centro de Capacitação e Produção em Economia Solidária (CCPES), com participação de feirantes e da comunidade geral.
Uma das feirantes que estava participando, Erenice Beatriz da Silva, falou sobre a importância dos serviços oferecidos no espaço para a população. “Nós da comunidade aproveitamos muito esse espaço, para cursos, oficinas e trocas de conhecimentos. Para nós que somos feirantes, é muito importante ter um local como esse”.
De acordo com a coordenadora dos projetos de artesanato, Sandra Pires, a economia solidária é um importante momento de troca de experiências e conhecimentos. “Às vezes, vemos algumas participantes com dificuldade com algum corte, então sempre estão todas se ajudando e aprendendo juntas, o que é fundamental para o desenvolvimento das atividades e o espírito coletivista”.
O Fórum de Economia Solidária de Canoas oferece, periodicamente, oficinas, cursos e demais atividades gratuitas, que buscam desenvolver a capacidade de trabalhadores e trabalhadoras informais, através do associativismo. O Fórum é formado por grupos de artesanato, alimentação, horta comunitária e orquidiário.
Sobre o CCPES
O Centro de Capacitação e Produção em Economia Solidária (CCPES), localizado na Av. Rio Grande do Sul, 3462, Bairro Mathias Velho, foi criado em maio de 2012, por meio de uma parceria realizada entre a Prefeitura de Canoas, Fundação La Salle e o Fórum Canoense de Economia Solidária. O objetivo do espaço é contribuir para a capacitação e o desenvolvimento profissional da população canoense, estimular a criação de novas empresas solidárias e qualificar empreendimentos existentes no município.